Sociedade Brasileira de Imunizações lança campanha sobre importância da vacinação

Site 'Família Sbim' pretende ser uma grande fonte de consulta sobre imunização

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Agência Brasil Publicação:01/10/2015 14:18
A Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim) lançou nesta quinta-feira (01/10) a campanha "Vacina é prevenção para todos", durante a 17ª Jornada Nacional de Imunizações, no Jardim Botânico de Curitiba. O objetivo é reforçar a importância da vacinação para os brasileiros, já que ainda hoje a desinformação afeta negativamente as coberturas vacinais.

A abertura da campanha contou com uma palestra e foi marcada principalmente pelo lançamento do site Família Sbim, que tem o objetivo de ser uma grande fonte de consulta sobre vacinação. O site apresenta todos os imunizantes aprovados para uso no Brasil e disponibiliza suas indicações, além de um glossário com os principais conceitos da área, esclarecimentos de perguntas frequentes e mitos que prejudicam a adesão a algumas vacinas.

A presidenta da Sbim, Isabella Ballalai, destaca a importância do acesso da população à informação e diz que, no site, todos poderão obter dados sobre doenças imunopreveníveis, como são transmitidas, seus sintomas e onde as vacinas estão disponíveis. "O site contém fonte de dados científicos do Brasil e de outros países, com aparência mais leve, compreensível para todos", disse Isabella.

Na página, internautas também poderão ler depoimentos de personalidades que passaram por problemas como febre amarela, poliomielite, sarampo e HPV e que destacam a importância da vacinação. Entre elas está o surfista Fábio Gouveia, que, em 2005, transmitiu sarampo a cinco pessoas após voltar de uma competição no exterior.

De acordo com Carla Domingues, coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, a campanha tem a parceria do ministério.

Para ela, a população brasileira não deve se acomodar pelo fato de algumas doenças terem sido erradicadas. Carla informa que o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza vacinas para doenças como febre amarela e poliomielite . "Hoje, o SUS disponibiliza 14 vacinas para a criança, 6 para o adolescente e 4 para o adulto. A ideia é fazer com que os brasileiros se tornem porta-vozes de resultados de campanhas como esta".

A campanha será veiculada entre 1º de outubro e 22 de dezembro.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.