Vídeo resume tudo o que você precisa saber sobre o zika vírus

A estimativa é que 1,5 milhão de brasileiros e brasileiras sejam infectados pelo Zika em 2016

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Redação - Saúde Plena Publicação:04/02/2016 09:23Atualização:04/02/2016 09:38
A recomendação para as gestantes é evitar as picadas com o uso de repelente dos tipos deet ou icaridina, calças, blusas de mangas compridas e colocar tela de proteção nas janelas para barrar a entrada no mosquito (Quinho / EM / D.A Press)
A recomendação para as gestantes é evitar as picadas com o uso de repelente dos tipos deet ou icaridina, calças, blusas de mangas compridas e colocar tela de proteção nas janelas para barrar a entrada no mosquito
Nesta semana, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou emergência pública internacional a epidemia causada pelo zika vírus, responsável pelo aumento do número de bebês que nascem com microcefalia no Brasil. Presente em 25 países, por aqui já são 404 casos confirmados e outros 3.670 em investigação. Não existe tratamento ou vacina contra o vírus. A principal arma atualmente é a conscientização da população e o engajamento de cada um para eliminar os criadouros do mosquito. Informação qualificada é também uma forma de combater e prevenir a doença.

O Saúde Plena preparou um vídeo que resumo tudo o que já se sabe sobre o zika vírus. Assista:




A microcefalia não é uma doença, e sim um sinal de que o cérebro foi comprometido durante a gestação por algum agente infeccioso ou doença genética. As repercussões para a vida do bebê variam em gravidade. Além das consequências neurológicas, existe a chance de cegueira e surdez. Mas quanto mais cedo começar a estimulação dessas crianças, melhor a evolução.

Outros vírus, doenças genéticas e mesmo abuso de álcool e drogas durante a gestação também podem levar à microcefalia. Porém, os casos possivelmente relacionados ao zika estão se mostrando mais graves.

Outra malformação relacionada à infecção materna pelo zika é a artrogripose, que provoca deficiências nas articulações e impede os movimentos das crianças.

O vírus zika também pode desencadear a Síndrome de Guillain-Barré, uma doença autoimune que provoca fraqueza muscular e paralisia dos músculos. O vírus pode ser transmitido também pela relação sexual e por transfusão de sangue.
´

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.