SUS vai oferecer estimulação precoce para desenvolvimento de bebês com microcefalia

Além da malformação, programa de estimulação precoce será destinado a crianças de até 3 anos com diagnóstico de retardo mental leve, moderado, grave ou profundo, autismo, síndrome de Rett, síndrome de Asperger, paralisia cerebral

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Agência Brasil Publicação:11/04/2016 11:56
Portaria do Ministério da Saúde publicada hoje (11/04) no Diário Oficial da União inclui a estimulação precoce para desenvolvimento neuropsicomotor de crianças nos procedimentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o texto, a decisão teve como base o Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia e o documento Diretrizes de Estimulação Precoce, dirigido a profissionais da atenção básica e da atenção especializada.

Ainda segundo a portaria, o procedimento, na rede pública, será destinado a crianças de até 3 anos de idade com diagnóstico de retardo mental leve, moderado, grave ou profundo; autismo; síndrome de Rett; síndrome de Asperger; e paralisia cerebral, entre outros.

A incorporação da estimulação precoce para desenvolvimento neuropsicomotor na Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais do SUS entra em vigor hoje, com efeitos operacionais a partir da competência seguinte à publicação do texto.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.