COLUNA CONTA-GOTAS »

Sociedade de Dermatologia alerta para os riscos de emprestar maquiagem

Rímel é um dos itens mais perigosos

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Estado de Minas Publicação:28/04/2016 12:20Atualização:28/04/2016 12:31

Na hora de se maquiar, evite as esponjas, pois elas acumulam bactérias. Opte pelos pincéis (CDN Images/Reprodução)
Na hora de se maquiar, evite as esponjas, pois elas acumulam bactérias. Opte pelos pincéis
Emprestar ou usar a maquiagem de outra pessoa é um hábito bastante comum entre as mulheres. A prática, no entanto, deve ser abolida das rotinas, de acordo com a Sociedade de Dermatologia do Rio de Janeiro. Isso por causa dos riscos de contaminação por micro-organismo. O risco de contaminação é ainda maior se o cosmético estiver fora do prazo de validade, pois existem substâncias na maquiagem que evitam a proliferação de bactérias e fungos, que perdem a sua eficácia quando o produto vence. Geralmente, um desenho de um pote aberto com um número dentro nas embalagens de cosmético indica a validade do produto em meses.

» Pelo batom, há, por exemplo, o risco de transmissão do vírus da herpes, além de inúmeras bactérias, que podem causar de mau hálito a doenças na gengiva e cáries, entre outros problemas. As maquiagens para os olhos, como máscara para cílios e delineadores, por sua vez, quando seu uso não é estritamente individual, podem transmitir conjuntivite, terçol e até tracoma.
» O rímel é um dos itens mais perigosos. O ato de aplicar diversas vezes com o aplicador faz com que haja o acúmulo de bactérias dentro do tubo do produto. As infecções podem ser de leves a graves, podendo até ocasionar a perda permanente da visão. O ideal, além de não emprestar, é trocar o rímel a cada três meses.

Formas de evitar a contaminação:

» Armazene seus produtos em um ambiente limpo.
» Não guarde sua maquiagem com itens que tornam a contaminação mais fácil, como dinheiro e documentos.
» Na hora de se maquiar, evite as esponjas, pois elas acumulam bactérias. Opte pelos pincéis.
» Para evitar que seus pincéis sejam contaminados, lave-os a cada 15 dias. Utilize shampoo neutro e não deixe que a água escorra para dentro das cerdas. Deixe que os itens sequem na horizontal.
» Se você vai se maquiar no salão e não confia nos produtos que serão utilizados, leve os pincéis ou até mesmo suas próprias maquiagens.

 

Kung fu para idosos
A LBV oferece semanalmente aos idosos aulas de kung fu, atividades esportivas, artesanato, palestras socioeducativas, passeios culturais, oficina de música e acompanhamento social, que colaboram no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia, fortalecem a cidadania e contribuem para a inserção social e melhora na qualidade de vida. Há vagas para as aulas de segunda-feira, das 14h às 17h. Em Belo Horizonte, o Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade está na Avenida Cristiano Machado, 10.765, Bairro Planalto. Informações: (31) 3490-8101.

 

 (Tem de tudo/Reprodução)

Chia
Vegetarianos e veganos são sempre questionados sobre a possibilidade de não ingerir a quantidade ideal de proteína em sua dieta. Para não correr o risco, uma boa opção é consumir chia. A semente é rainha no reino vegetal, principalmente se tratando de proteína: em uma porção de 100 gramas, a proteína é de 16,54 gramas. A importância do consumo dessa semente tem sido reforçada por especialistas em nutrição humana, uma vez que, nela, são encontrados ácidos graxos poli-insaturados essenciais, fibras e outros nutrientes. A chia pode ser consumida com saladas ou na mistura de sucos e vitaminas, além de outras receitas, na quantidade de duas colheres de sopa, que equivale a 25 gramas.


 (US News/Reprodução da internet)

Curso para reiki
A reikmaster Maria José Marinho ministrará em 1º de maio, curso para formação de terapeutas Reiki módulo II, ensinando a aplicar o reiki a distância, fazer a mandala para harmonia familiar e promover a limpeza energética dos ambientes. Na sexta-feira, às 18h30, haverá reunião especial gratuita com reflexão sobre os poderes extraordinários e a sagrada energia do reiki, com aplicação entre os participantes. Informações: (31) 3223-8340 e (31) 3225-4222 e pelo e-mail: mjm@pontoequilibrio.com.br


 (Static Mujer/Reprodução da internet)

Reação tardia
As alergias mais comuns vão do ácaro a bijuterias. Além da alergia que se manifesta imediatamente, há a reação tardia, que pode demorar de 48 a 72 horas para se manifestar. Os sintomas são mais leves e consistem em inflamação e coceira mais amenas. São denominadas também como alergias ocultas, cíclicas e mascaradas. Para tratar, o ideal é evitar o contato com o produto causador da alergia e usar pomadas.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.