Empatia e sororidade: mulheres se oferecem para cuidar de crianças de mães que farão Enem

A página 'Mães no Enem' foi idealizada pela jornalista Fernanda Vicente e está conectando mulheres e mães em ação de solidariedade

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Redação - Saúde Plena Publicação:17/08/2016 14:30Atualização:17/08/2016 14:37
"Mulheres são como água, crescem quando se juntam". É assim que a jornalista Fernanda Vicente, 36 anos, comemora o impacto do projeto ‘Mães no Enem’ que ela e uma amiga iniciaram no Facebook, mas que tem angariado voluntárias do Brasil inteiro para apoiar mães que precisam fazer as provas, mas não têm com quem deixar seus filhos e filhas. “Hoje eu quero falar e agradecer as mulheres que estão se voluntariando, acreditando e confiando no projeto, nada disso seria possível sem vocês. Eu sozinha ando bem, mas com vocês ando melhor”, escreveu a mãe de Davi, de 7 anos, no último domingo (147/08).



Em Minas Gerais, mulheres de Alfenas, Belo Horizonte e Teófilo Otoni já se voluntariaram, mas tem gente do país todo engajada nessa rede de empatia e sororidade.

Quem quiser participar deve enviar um e-mail para maesnoenem@gmail.com e as organizadoras irão responder com uma ficha cadastral. Menores de idade só podem acolher em conjunto com o seu responsável legal. “Em 24 horas que começou o projeto ‘Mães no ENEM’ mais de 150 mulheres se disponibilizaram como voluntárias. São mulheres do Brasil inteiro que estão me procurando querendo ajudar outra mulher a entrar na universidade. O que eu quero dizer é que não existe nada mais bonito do que mulheres unidas colocando em prática a sororidade. Mulheres unidas é também um ato político, é revolucionário e é lindo demais”, escreveu a idealizadora do projeto.

A história começou com um post em que Fernanda afirmava estar disponível para cuidar de crianças da Baixada Santista, onde mora, e pedia para que as seguidoras do perfil dela espalhassem a corrente.



Apesar de o projeto ter o apoio jurídico da Feminaria, o coletivo informa que é de total responsabilidade da família da criança que seja feita uma analise minuciosa da vida da voluntária. O 'Mães do Enem' ajuda disponibilizando a ficha cadastral e documentos de cada uma das mulheres inscritas.

O Exame Nacional do Ensino Médio acontece nos dias 5 e 6 de novembro.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.