Você sabe o que significa Aikido?
Criado no Japão no início do século XX por Morihei Ueshiba, o Aikido procura conciliar diferenças
Não é fácil traduzir uma expressão oriental para o português. Mas, de acordo com o Sensei Rômulo Lagares, podemos entender Aikido como a junção de três caracteres que querem dizer:
Ai: significa harmonia, equilíbrio, unificação, integração ou sintonia;
Ki: significa energia vital, a força vital que, num sentido restrito, anima o ser
humano e, num sentido amplo, é o campo de energia que permeia todo o universo;
Dô: significa caminho, senda.
Ou, seja um caminho para harmonia física e espiritual, para o aperfeiçoamento integral, físico e espiritual. Em japonês, 'do' quer dizer um “modo de vida” ou “jeito de ser”. Seguir o caminho, portanto, significa se tornar integrado com aquele modo de ser.
Em 1924, Ueshiba já era mestre reconhecido em diversas artes marciais e tinha vários alunos. Ao retornar de uma expedição na Mongólia, foi desafiado por um oficial da Marinha, armado com espada, para um combate. Conta a história que, a mãos livres, Ueshiba enfrentou o espadachim e, com movimentos circulares, fez o agressor render-se exausto. Em 1936, para deixar mais clara a diferença entre sua modalidade e as outras, a chamou de Kobukan Aiki Budo. Só em 1942 ele decidiu chamar sua forma de budo de Aikido.
Confira a definição de Ueshiba para o Aikido:
“O Aikido não é uma técnica para lutar contra um inimigo ou derrotá-lo. É uma maneira de conciliar as diferenças que existem no mundo e fazer dos seres humanos uma família. Isto quer dizer que o segredo do Aikido é a busca da harmonia com o universo, é tornar-nos unos com o universo. Seus praticantes devem buscar esse entendimento por meio do treinamento diário.”
Passagem de faixas
Apesar de não competitivo, o Aikido também estabelece níveis e faixas para os aprendizes. Para mudança de faixa, os critérios utilizado são tempo de prática, carga horária e um exame.
As graduações:
- Faixa Branca
- Faixa Azul Clara, só para crianças (6º kyu)
- Faixa Amarela (5º kyu)
- Faixa Laranja (4º kyu)
- Faixa Verde (3º kyu)
- Faixa Roxa ou Azul Escura (2º kyu)
- Faixa Marrom (1º kyu)
- Faixa Preta (1º dan)
A partir daí, a evolução se dá por meio do Dan – 1°, 2°, 3°, 4°, 5°, 6° e por aí vai. As cores das faixas podem variar de uma federação de Aikido para a outra.
Steven Seagal
O ator norte-americano Steven Seagal se interessou por artes marciais ainda criança. Primeiro, praticou Karatê até atingir a faixa preta. No intervalo de uma partida de Futebol Americano, ele teria ficado fascinado com uma aparesentação de Aikido, em que um senhor idoso conseguia neutralizar até oito oponentes bem mais jovens e fortes. Ele começou a praticar o Aikido na Califórnia. Ainda adolescente, em 1970, mudou-se para o Japão para se aperfeiçoar.
Alguns praticantes de Aikido, apesar de reconheceram toda a habilidade de Seagal e sua contribuição para a divulgação da arte marcial pelo mundo, criticam a maneira como ela aparece nos filmes, distanciando-se da não violência. Mas ele permanece com seu papael de ídolo de parte dos praticantes de artes marciais. Em 2001, foi alvo de um documentário, “O caminho além do pensamento” (clique aqui e veja, em inglês).
Assista a um trecho do clássico 'Above the law':
Glossário
DOMO ARIGATO GOZAI MASHITA - Muito Obrigado
BUDO - Traduzido no ocidente como ‘arte marcial’
BUSHI - Guerreiro, samurai.
BUSHIDO - O caminho do Samurai
DAN - Grau obtido na faixa preta
DOGI - Vestimenta para a prática da arte – traje do caminho
DOJO - Lugar onde se pratica uma arte, onde se trilha o caminho
HARA – Abdômen
JU DAN - Faixa preta de décimo Dan (o maior grau concedido)
O-SENSEI - Grande Mestre; termo de respeito utilizado no aikido se referindo a seu fundador Morihei Ueshiba
SEIKA TANDEN - Ponto central do abdômen, um pouco abaixo do umbigo; considerado o centro espiritual e físico do ser humano bastante enfocado no Aikido
SEIZA - Posição sentada segundo as tradições japonesas, sentar-se de maneira correta
SENSEI - "aquele que veio antes"; professor; instrutor.
SHIKKO - Caminhar ajoelhado; forma de caminhar sobre os joelhos a partir da posição de seiza
SHODAN - Faixa-preta primeiro grau