Tradição e saúde »

Campanha de prevenção de diabetes e hipertensão deve atender duas mil pessoas neste sábado

Atividades serão gratuitas no tradicional Mercado Central de Belo Horizonte

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Da redação Publicação:28/06/2013 15:24Atualização:28/06/2013 15:52
Campanha será realizada entre 9h e 12h (Jailson Costa / Divulgacao )
Campanha será realizada entre 9h e 12h
Neste sábado, os frequentadores do Mercado Central de Belo Horizonte poderão aferir gratuitamente a pressão arterial e a glicose, medir o índice de massa corporal (IMC) e receber orientação nutricional. A campanha será realizada entre 9h e 12h, pelo Hospital Santo Ivo, mantido pela OAB/MG e CAA/MG – Caixa de Assistência dos Advogados.

Estima-se que 42 milhões de brasileiros são hipertensos. Destes, 12 milhões desconhecem sua condição (Marcos Vieira/EM/D.A Press)
Estima-se que 42 milhões de brasileiros são hipertensos. Destes, 12 milhões desconhecem sua condição
O objetivo da ação é contribuir para diminuir a subnotificação e o desconhecimento sobre as doenças, que são silenciosas - na maioria dos casos, inicialmente não apresentam sintomas. No Brasil, estima-se que há 12 milhões de pessoas com diabetes, mas apenas metade delas sabe. Dados do Ministério da Saúde indicam que 54 mil pessoas morreram em função de complicações do diabetes em 2010 - no trânsito, no mesmo ano, foram 42 mil mortes.

Se não for tratado, o diabetes aumenta o risco de acidente vascular cerebral (AVC) e de cegueira, além de ser a principal causa de amputações de membros inferiores no Brasil.

A hipertensão também assusta. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 30 milhões de brasileiros têm hipertensão e há outros 12 milhões que ainda não sabem de sua condição. A hipertensão está associada a 7,6 milhões de mortes no mundo, devido às complicações que levam ao AVC e ao infarto, por exemplo. No Brasil, ela é responsável por 300 mil mortes ao ano.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia estima que apenas 10% da população faça regularmente acompanhamento médico e siga corretamente as orientações.

De acordo com a sociedade, a hipertensão é responsável por 80% dos derrames, por 40% de doenças como infarto e 37% dos casos de insuficiência renal, que levam os doentes à diálise.

Neste sábado, além dos exames, o público estimado em duas mil pessoas levará para casa um panfleto com dicas de alimentação saudável. A equipe de atendimento vai contar com 25 profissionais, entre técnicos de enfermagem, nutricionistas, e agentes administrativos.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.