Baixa umidade e noites frias aumentam risco de doenças em animais

Gripe e cinomose estão entre as enfermidades mais oportunistas nesta época. Veja cuidados com o banho, passeio e saiba se as roupinhas são frescura

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Letícia Orlandi - Saúde Plena Publicação:31/07/2013 09:00Atualização:26/07/2013 13:50
Animais idosos e filhotes devem receber mais atenção (Banco de Imagens / sxc.hu)
Animais idosos e filhotes devem receber mais atenção
A previsão do tempo indica que a temperatura mínima em Minas Gerais vai cair nos próximos dias. As chuvas ainda estão bem longe de se tornarem intensas. E a combinação de baixa umidade com temperatura menor à noite pode deixar os bichinhos de estimação mais suscetíveis a doenças.

Entre as patologias mais comuns entre os cães estão a tosse dos canis (também conhecida por gripe canina, altamente contagiosa); e a cinomose, que tem taxa de letalidade próxima a 90%. Para os gatos, o problema mais disseminado é a rinotraqueíte.

De acordo com Annelise Mitt, médica veterinária e coordenadora da MSD Saúde Animal para Minas Gerais, filhotes e animais idosos estão mais sujeitos aos problemas relacionados ao inverno. “Um ponto fundamental é a vacinação, pois as doenças respiratórias mais importantes - cinomose, gripe canina, traqueobronquite infecciosa, rinotraqueíte - podem ser prevenidas. Em alguns casos, a imunização pode ser feita de forma indolor por via intranasal”, explica.

Além da vacinação, que pode ser feita a partir da 3ª semana de vida do filhote, há outras dicas importantes: providenciar um local protegido do vento para o animal dormir; colocar roupas nos bichos de pelo curto; evitar os choques de temperatura e evitar passeios nos horários mais frios. Saiba mais:

    • 31/07/2013
    • Animais no inverno
descrição

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.