Em dias quentes, o armazenamento dos alimentos merece atenção especial
O risco de proliferação de bactérias, e a consequente intoxicação do organismo, é alto
Flávia Duarte - Revista do CB
Publicação:16/02/2014 11:40Atualização: 25/08/2014 12:29
A ideia é que a higiene e a boa conservação dos alimentos mantenham as bactérias em número inofensivo à saúde humana, já que o perigo é, justamente, a reprodução veloz desses seres invisíveis. Muitas vezes, eles já estão concentrados em bandos, antes mesmo de o alimento apresentar aparência, aroma ou gosto diferentes, transformando o lanche ou o almoço em uma verdadeira armadilha. Segundo o biomédico Roberto Martins Figueiredo, o Dr. Bactéria, autor de livros sobre o tema, entre eles o Xô, bactéria!, os inimigos precisam de calor e água para proliferarem rapidamente.
Assim, nesta época quente do ano, os cuidados devem ser redobrados, já que as elevadas temperaturas aceleram a reprodução das bactérias e aumentam o risco de contaminação.
Saiba mais...
Elas estão por todos os cantos, incluindo o ar que você respira e a comida que você ingere. Acredite, não há como se livrar completamente das bactérias: elas estarão sempre presentes na sua refeição. A questão é a quantidade em que elas aparecem.A ideia é que a higiene e a boa conservação dos alimentos mantenham as bactérias em número inofensivo à saúde humana, já que o perigo é, justamente, a reprodução veloz desses seres invisíveis. Muitas vezes, eles já estão concentrados em bandos, antes mesmo de o alimento apresentar aparência, aroma ou gosto diferentes, transformando o lanche ou o almoço em uma verdadeira armadilha. Segundo o biomédico Roberto Martins Figueiredo, o Dr. Bactéria, autor de livros sobre o tema, entre eles o Xô, bactéria!, os inimigos precisam de calor e água para proliferarem rapidamente.
Assim, nesta época quente do ano, os cuidados devem ser redobrados, já que as elevadas temperaturas aceleram a reprodução das bactérias e aumentam o risco de contaminação.