CORPO DE BAILARINA »

Novidade em BH, ballet fitness alia dança clássica ao treinamento nas academias

Modalidade promete corpo tonificado, alongado e delicado, ideal para deixar a silhueta pronta para o verão

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Zulmira Furbino Publicação:01/09/2014 11:00Atualização:01/09/2014 14:13

As aulas de Betina Dantas, criadora do ballet fitness, trabalham com o peso do próprio corpo usando a barra e o colchonete como apoios (Jair Amaral/EM/D.A Press)
As aulas de Betina Dantas, criadora do ballet fitness, trabalham com o peso do próprio corpo usando a barra e o colchonete como apoios
Se você um dia já sonhou ter físico de bailarina, está na hora de conseguir, ainda que não tenha passado mais do que um mês numa sala de balé clássico. Uma técnica que alia a dança ao condicionamento físico, adotada por famosas como a musa fitness Gabi Pugliesi, autora do blog sobre vida saudável Tips4life, e as atrizes Carolina Magalhães e Ingrid Guimarães, promete trabalhar o corpo inteiro, deixando os músculos tonificados e a postura alinhada: o ballet fitness. A novidade, que acaba de chegar a Belo Horizonte, já virou mania no Rio de Janeiro e em São Paulo e está presente em outras oito cidades do país, entre elas, Porto Alegre, Curitiba, Salvador e Fortaleza.

 

Vejo o vídeo com trechos de uma aula de ballet fitness e depoimento de Betina Dantas:

 

 

Criado pela bailarina e preparadora física Betina Dantas, formada pela Royal Academy of Dancing, o método alia o balé clássico com agachamentos, abdominais, flexões e outros exercícios que lembram as aulas de educação física de antigamente. Intensa em exercícios isométricos e de sustentação muscular, a técnica trabalha com o peso do próprio corpo usando a barra e o colchonete como apoios. “No ballet fitness, a gente faz muita repetição. A perna queima bastante. Isso torna os músculos bonitos, definidos, além de alongados e delicados como os de uma bailarina”, diz Betina.

De acordo com Bia Bicalho, coordenadora de aulas coletivas da Academia Bodytech, única licenciada do método criado por Betina Dantas em Belo Horizonte, a negociação para trazer a técnica para a capital mineira durou mais de um ano. “Os alunos sempre buscam novidades e, quando vimos do que se tratava, nos encantamos com a proposta. Toda mulher fez ou quis fazer aula de dança quando era menina. Associar o balé com a atividade física é uma receita perfeita”, acredita. De acordo com ela, a modalidade é ideal para mulheres a partir dos 30 anos, que buscam associar ginástica com um resgate dos sonhos da infância por meio do balé.
A novidade, que acaba de chegar a Belo Horizonte, já virou mania no Rio de Janeiro e em São Paulo e está presente em outras oito cidades do país, entre elas, Porto Alegre, Curitiba, Salvador e Fortaleza (Jair Amaral/EM/D.A Press)
A novidade, que acaba de chegar a Belo Horizonte, já virou mania no Rio de Janeiro e em São Paulo e está presente em outras oito cidades do país, entre elas, Porto Alegre, Curitiba, Salvador e Fortaleza

MUSICALIDADE

“O ballet fitness trabalha partes do corpo que não são acionadas em outras atividades, como a parte interna da coxa, o abdômen, o braço e o bumbum”, explica a bailarina Priscila Albuquerque, uma das responsáveis por ministrar as aulas criadas por Betina Dantas em BH. Segundo ela, a maior diferença em comparação com a dança clássica é que ali se trabalha mais a musicalidade, já no fitness a proposta é o fortalecimento muscular e a resistência física. A bailarina Luciana Souza também fez o treinamento e dará aulas na Bodytech. “A principal novidade é trazer para o ambiente da academia as possibilidades do balé. É uma opção para quem já experimentou a dança. São aulas para adultos de qualquer idade”, observa.

Betina conta que começou a criar a técnica depois de sofrer uma contusão no tornozelo que a obrigou a parar de fazer aulas de balé por um longo tempo. Nesse período, ela trabalhava dando aulas de balé infantil na Bodytech de Goiânia, mas, como odiava musculação, sentiu que seu corpo estava perdendo definição. “As mães das minhas alunas ficavam assentadas na frente da sala assistindo à minha aula e eu costumava dizer que elas deveriam ir malhar”, lembra. Até que um dia essas revelaram que tinham pavor de musculação e academia, mas fariam uma aula de balé adulto de bom grado. “Isso foi em 2003, quando ninguém falava de balé adulto e quem não começasse de pequena nunca imaginaria entrar numa aula.”

A modalidade é ideal para mulheres a partir dos 30 anos, que buscam associar ginástica com um resgate dos sonhos da infância por meio do balé (Jair Amaral/EM/D.A Press)
A modalidade é ideal para mulheres a partir dos 30 anos, que buscam associar ginástica com um resgate dos sonhos da infância por meio do balé
Foi exatamente assim que Betina Dantas decidiu usar os movimentos do balé a seu favor, criando o método ballet fitness. “Sabia e sentia que os movimentos e exercícios da dança malhavam o meu corpo. Para mim, o físico de bailarina sempre foi o mais bonito e harmônico. Comecei dando aula para as mães das minhas alunas e foi um sucesso”, diz. De lá pra cá, a ex-bailarina, que também é educadora física, estudou as possibilidades e os exercícios específicos para cada parte do corpo. “Eu pensava em qual exercício do balé pega bastante os glúteos e criava uma sequência de pliês e agachamentos. Como sempre achei lindo um glúteo redondinho e empinado, além de uma barriga sequinha, minha aula tem muito foco nisso. É uma aula para o biquíni”, afirma.

Betina sustenta que as mudanças no corpo ocorrem em um mês, mas aparecem mais rapidamente com uma alimentação adequada. “Uma aula para quem está no nível avançado pode gastar até 794 calorias em apenas meia hora”, garante. Ela diz isso com base na medicina esportiva, já que sua aula foi monitorada pelo médico do esporte Franz Burini, marido de Betina. De acordo com os testes metabólicos aplicados à metodologia, além de o balé fitness proprocionar menos desgaste físico quando comparado a 30 minutos de corrida, o estresse cardiovascular também é menor. Por outro lado, a oxidação de gordura é maior no mesmo tipo de comparação.

    • 22/05/2013
    • Manual do Iniciante: Balé para adultos
descrição

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.