NUTRIÇÃO »

Verão bate à porta e é a vez do suco rosa; veja os benefícios

Bebida tem a beterraba como principal ingrediente. Além de melhorar performance física, ajuda na recuperação muscular

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Estado de Minas Publicação:15/09/2014 15:00Atualização:13/09/2014 17:40
 (Juarez Rodrigues/EM/D. A Press)
O verão começa a bater à porta e os preparativos para perder peso para a estação mais quente do ano começaram. Se na temporada passada o suco verde foi moda entre as pessoas que buscam a boa forma, o suco rosa promete ser o aliado daqueles que querem perder peso. Enquanto o suco verde apresenta grande quantidade de nutrientes com poder desintoxicante, como cálcio e magnésio, o rosa melhora a performance física em até 10%, além de ajudar na recuperação de músculos.

O suco rosa ganhou esse nome por causa da beterraba presente nas receitas. Rico em flavonoides e antocianinas, tem ação anti-inflamatória e diminui a retenção de líquidos. A nutricionista Patrícia Soares, da Belight Estar Bem, conta que a beterraba, por ser rica em óxido nítrico, ajuda na dilatação dos vasos sanguíneos, que ajuda a capturar nutrientes pelo corpo. “A beterraba contém ácido fólico e potássio, que é ótimo para desinchar”, pontua. O suco promove outros benefícios para a saúde, como proteger o cérebro e diminuir a pressão arterial. “A betaína presente na leguminosa aumenta a oxigenação no cérebro e nos vasos arteriais, evitando a retenção de líquido”, diz a especialista. O suco detox é muito indicado para pessoas que fazem exercícios mais pesados e mulheres na menopausa.

A beterraba é rica em açúcar e carboidratos, e por isso é mais interessante ingerir o suco rosa antes de se exercitar. Os nutrientes proporcionam a energia necessária para a atividade física e o carboidrato ainda preserva a massa muscular. Apesar do açúcar presente na beterraba, ela não engorda. Uma unidade grande tem apenas 43 calorias.

Mas existem restrições. Os diabéticos devem ter cuidado por causa do açúcar. Pessoas hipertensas ou que tomam remédios com potássio devem ter um cuidado a mais. “Muito potássio pode acabar gerando uma disfunção no organismo, o que pode cortar as principais funções do suco”, diz Patrícia.

MISTURA
Uma das principais combinações está da beterraba com a laranja, que juntas, podem combater os radicais livres durante a prática do exercício físico. A fruta, rica em vitamina C, tem capacidade de combater o colesterol, melhorar problemas digestivos e estimular funções intestinais. Entretanto, o benefício mais importante da laranja são suas propriedades antioxidantes. Ela tem mais de 60 flavonoides que apresentam propriedades anti-inflamatórias, antitumor e formação de coágulos no sangue.

Existem outras boas fontes de óxido nítrico (nozes, soja, espinafre etc.) que podem ser combinadas com outras frutas ricas em vitamina C e produzir o mesmo efeito do suco rosa. Experimente: melancia com hortelã, couve com limão, espinafre com maracujá.

Lembrando que o suco rosa pode ajudar, mas não faz milagres, Para obter resultados, a bebida detox deve ser aliada a uma alimentação saudável e a uma rotina de exercícios.

Receitas:

» No liquidificador, bata 1 beterraba pequena, crua e fatiada, com 1/2 pote de iogurte natural desnatado, 1/2 copo (100 ml) de água gelada e suco de 1 laranja. Rende 1 copo grande com 70 calorias.

» No liquidificador, bata meio maracujá, 300ml de água, 1/4 de beterraba e seis uvas roxas.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.