Nova rede social é lançada em BH; OncoVida foca na prevenção e promoção de saúde
Lançamento do serviço digital de saúde acontece nesta quinta-feira, no Automóvel Clube, às 19h. A entrada é gratuita
Da redação
Publicação:02/10/2014 09:00Atualização: 02/10/2014 11:59
Entre as principais causas de morte no mundo, o câncer aparece em segundo lugar, atrás apenas das doenças cardiovasculares. Para 2014, o Ministério da Saúde estimou 576.580 novos casos no país. Entre os que têm maior incidência na população brasileira estão os de pele, mama e próstata. Políticas públicas na área de oncologia são imprescindíveis para enfrentar o problema, mas o que está ao alcance de qualquer pessoa é a prevenção. No Brasil, é comum a crença de que o principal fator para o surgimento do câncer ser genético, mas apenas 10% dos tumores estão ligados ao que é herdado. Pensando nisso, uma equipe multiprofissional da área da saúde está engajada em uma nova rede social, a OncoVida, que permite que cada usuário tenha o próprio programa de prevenção aos diversos tipos de câncer de acordo com o histórico de vida, fatores genéticos e hábitos. “A sua saúde é de sua responsabilidade e é o resultado de todas as escolhas que você faz. A consciência das melhores escolhas é baseada em informação. Eduque-se para fazer as melhores opções e com a liberdade que lhe é devida”. O recado é do idealizador desse serviço digital de saúde, o ginecologista Ricardo Cabral.
Como participar
O primeiro passo é se cadastrar no redeoncovida.com.br. Com login e senha em mãos, o usuário responde a um questionário sobre o histórico de saúde e o próprio sistema vai indicar que ele se inscreva em alguns programas de prevenção. A partir daí, ele será notificado a cumprir um plano de cuidados com foco na prevenção e promoção de saúde. Além disso, qualquer dúvida que a pessoa tiver deve ser postada no próprio perfil que especialistas de diversas áreas como médicos, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas vão trabalhar para proporcionar aos integrantes da Rede um espaço de ajuda, apoio e troca de experiências.
Para Ricardo Cabral, o conceito de prevenção deve ser culturalmente associado ao pensamento de promoção de saúde. “A ideia de prevenir é imediatista, mas prevenção é também evitar complicações, é diminuir mortalidade com diagnóstico precoce. Não é a ida ao médico que previne o câncer de mama, mas todas as escolhas que são feitas ao longo da vida. A Rede OncoVida quer ser também um objeto de consumo de informação segura e troca de experiências”, reforça o especialista.
Para isso, todo o conteúdo é desenvolvido e monitorado por profissionais de saúde que interagem de forma ativa com os participantes não apenas através das páginas pessoais, mas também de chats. E atenção: as orientações dos profissionais da Rede OncoVida não tem por objetivo substituir a visita do paciente ao médico, mas ajudar os usuários a manter hábitos de saúde e seguirem seu tratamento com mais qualidade de vida.
Lançamento Rede OncoVida
redeoncovida.com.br
02 de outubro, às 19h
Automóvel Clube – Avenida Afonso Pena, 1394, Centro
É necessário confirmar presença pelo telefone: 2519 4845
Cuide da sua saúde; faça parte de Rede OncoVida
Saiba mais...
O lançamento da Rede OncoVida acontece nesta quinta-feira, às 19h, em Belo Horizonte, no Automóvel Clube. A entrada é gratuita. “As pessoas procuram os serviços de saúde no momento em que o problema aparece. Não nos é dada a opção de gerir a nossa própria saúde. Por que o índice de mamografia é tão baixo? Por que a adesão à segunda fase da campanha contra o HPV não foi satisfatória? As pessoas não têm instrução para tomar a decisão correta. Pensamos a Rede OncoVida para ajudar os usuários a criarem a própria rotina de acompanhamento da saúde, para que conheçam as medidas preventivas, para que saiam do lugar passivo e atuem para corrigir o percurso com foco na promoção da saúde”, reforça Ricardo Cabral. O ginecologista é um dos palestrantes no evento de lançamento da nova rede social. Além dele, a jornalista Flávia Freitas, criadora do projeto ‘Quinta do Bem’, que estimula a doação de medula óssea em todo o país, também vai conversar com os convidados. Flávia Freitas e Ricardo Cabral serão os palestrantes do evento de lançamento do OncoVida
Como participar
O primeiro passo é se cadastrar no redeoncovida.com.br. Com login e senha em mãos, o usuário responde a um questionário sobre o histórico de saúde e o próprio sistema vai indicar que ele se inscreva em alguns programas de prevenção. A partir daí, ele será notificado a cumprir um plano de cuidados com foco na prevenção e promoção de saúde. Além disso, qualquer dúvida que a pessoa tiver deve ser postada no próprio perfil que especialistas de diversas áreas como médicos, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas vão trabalhar para proporcionar aos integrantes da Rede um espaço de ajuda, apoio e troca de experiências.
Para Ricardo Cabral, o conceito de prevenção deve ser culturalmente associado ao pensamento de promoção de saúde. “A ideia de prevenir é imediatista, mas prevenção é também evitar complicações, é diminuir mortalidade com diagnóstico precoce. Não é a ida ao médico que previne o câncer de mama, mas todas as escolhas que são feitas ao longo da vida. A Rede OncoVida quer ser também um objeto de consumo de informação segura e troca de experiências”, reforça o especialista.
Para isso, todo o conteúdo é desenvolvido e monitorado por profissionais de saúde que interagem de forma ativa com os participantes não apenas através das páginas pessoais, mas também de chats. E atenção: as orientações dos profissionais da Rede OncoVida não tem por objetivo substituir a visita do paciente ao médico, mas ajudar os usuários a manter hábitos de saúde e seguirem seu tratamento com mais qualidade de vida.
Lançamento Rede OncoVida
redeoncovida.com.br
02 de outubro, às 19h
Automóvel Clube – Avenida Afonso Pena, 1394, Centro
É necessário confirmar presença pelo telefone: 2519 4845