Ceia saudável e com sabor »

Alimentos saudáveis podem perfeitamente ser agregados à ceia; veja opção de cardápio

Uma dica simples é combinar os ingredientes e deixar à vista opções que garantam saciedade e moderar na quantidade

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Revista do CB - Correio Braziliense Publicação:16/12/2014 15:00Atualização:11/12/2014 10:36
Pratos saudáveis na composição da mesa  (Zuleika de Souza/CB/D.A Press)
Pratos saudáveis na composição da mesa
Exagerar na quantidade das comidas pouco saudáveis no fim do ano é tão certo quanto malhar desesperadamente para entrar em forma até o carnaval — para quem pretende desfilar o corpo na avenida ou na praia. Mas é possível, sim, pensar num plano que funcione como uma espécie de redução de danos: por que não buscar um meio-termo? Entre o zero açúcar e a sobremesa mais gorda do mundo, existe um vasto mundo de possibilidades.

“O ideal é saber escolher o que comer e, principalmente, o quanto comer. A farofa, por exemplo, pode ser trocada por uma salada de grão de bico ou de lentilha, que já é bastante comum nas ceias. Quanto às sobremesas, devemos optar por doces à base de frutas”, sugere a nutricionista Elisa Goulart.

Segundo ela, os grãos são muito benéficos para a saúde e o funcionamento do corpo. Eles contêm fibras e auxiliarão no funcionamento do intestino. Além disso, promovem maior saciedade e evitam aquela vontade de “beliscar”. Carne também não precisa ficar de fora do cardápio. “O peixe é uma excelente opção. O peru também, mas, dependendo da forma de preparo, pode se tornar um prato gorduroso. Para substituir o arroz, existe o cuscuz marroquino”, avalia.

Para quem quer uma festa de fato saudável, há uma série de alimentos preparados especialmente para a ocasião. Salgados integrais, bolos light e até mesmo os chamados “doces fitness”. O tradicional brigadeiro de chocolate pode ser substituído por um brigadeiro de proteína, sem açúcar, glúten, gordura e lactose.

Outra guloseima tradicional do Natal é a rabanada, impregnada de açúcar, gordura e calorias. Pois o chef Flávio Pimentel tratou de criar a “rabanada fitness”. “Ela é assada, sem glúten, sem leite e sem gordura. Mas com sabor. Existem ainda produtos especiais que substituem o sódio, para quem tem problema de pressão”, explica o chef.

Os pratos fitness desenvolvidos por ele podem ser consumidos inclusive por pessoas que tenham restrições alimentares. “A massa é integral, com baixo teor de gordura. Tudo é feito sem glúten, sem lactose e sem açúcar. Usamos também mel orgânico”, afirma Pimentel. O chef destaca o cuidado para conservar os nutrientes. “Sempre preparo os alimentos em baixa temperatura, para manter a qualidade do produto.”

Uma ceia saudável e com sabor

 (	Zuleika de Souza/CB/D.A Press)

Aperitivos:
Cremes de ricota temperados
Salgado integral
Pães sem glúten e lactose
Frutas

 (	Zuleika de Souza/CB/D.A Press)

Sobremesa:
Cheesecake com geleia de morango ou frutas vermelhas
Rabanada light
Brigadeiro de proteína

 (	Zuleika de Souza/CB/D.A Press)

 (	Zuleika de Souza/CB/D.A Press)

Jantar:
Filé pós-marinado
Arroz integral com amêndoas e damasco
Abobrinha com ricota, ameixa e nozes
Canelone de peito de peru, ameixa e damasco
Cuscuz marroquino no lugar do arroz

Para beber:
Sirva jarras de água de coco e suco verde

E a bebida?
Para fugir dos refrigerantes e sucos industrializados, existem bebidas saudáveis. A água de coco e o suco verde podem ser consumidos à vontade durante uma festa. Como nem sempre a melhor opção é a escolhida no caso das festas, prepare-se para recompensar o organismo em caso de exagero. A nutricionista Elisa Goulart explica o procedimento para quem exagerou: “Para desintoxicar, principalmente nos dias seguintes às festas, o melhor é escolher alimentos ricos em fibras e que sejam diuréticos. Por exemplo, suco de abacaxi, água de coco, chá de hortelã, sopa fria, salada”, explica.
Timballo light de frango com verduras

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.