Médicos realizam primeiro transplante de fígado entre pessoas com HIV no mundo

Até 2013, era proibido usar órgãos de um doador HIV positivo para transplantes nos Estados Unidos

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
AFP - Agence France-Presse Publicação:31/03/2016 12:19
Primeiro transplante de fígado HIV-HIV no mundo foi realizado nos EUA (Philippe Huguen/AFP)
Primeiro transplante de fígado HIV-HIV no mundo foi realizado nos EUA
Médicos americanos realizaram o primeiro transplante de fígado no mundo entre um doador com hiv e um paciente também hiv positivo, três anos após esse tipo de operação ser autorizado nos Estados Unidos. O fígado de um doador falecido foi transplantado para um paciente que contraiu há mais de 20 anos o vírus causador da aids, segundo informação dos médicos da Johns Hopkins University, nos Estados Unidos.

Um rim do mesmo doador foi transplantado para outro paciente. "Algumas semanas atrás, foi realizado o primeiro transplante de fígado hiv-hiv no mundo, e o primeiro transplante de rim hiv-hiv nos Estados Unidos", disse em uma entrevista coletiva Dorry Segev, professor de cirurgia na Faculdade de Medicina Johns Hopkins.

"Este é um dia muito emocionante para nós", afirmou Segev, "mas esse é só o começo", acrescentou. Tais operações envolvem riscos "únicos", como o doente receptor está exposta a uma segunda estirpe do vírus hiv, disse Christine Durand, professor assistente de medicina e oncologia na Johns Hopkins University.

Ambos pacientes receptores se recuperaram sem problemas das operações, informou a equipe médica. Até 2013, era proibido usar órgãos de um doador portador de hiv para transplantes nos Estados Unidos e a escassez de órgãos no país faz com que muitos pacientes morram à espera de uma cirurgia. A utilização de órgãos de pessoas vivendo com hiv poderia salvar cerca de 1 mil vidas por ano, explicou Segev.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.