Saiba o que é mito e o que é verdade sobre dores na coluna

Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 80% da população mundial terá pelo menos um episódio de dor nas costas durante a vida

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Estado de Minas Publicação:29/08/2013 11:30Atualização:29/08/2013 10:01
Má postura, sedentarismo e histórico familiar estão entre os principais fatores de risco (Alexandre / EM / DA Press)
Má postura, sedentarismo e histórico familiar estão entre os principais fatores de risco
É raro encontrar quem nunca sentiu dor na coluna. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 80% da população mundial terá pelo menos um episódio durante a vida. Em consequência, essa é a queixa mais frequente ouvida pelos ortopedistas. Má postura, sedentarismo e histórico familiar estão entre os principais fatores de risco. Em uma pesquisa on-line, a Sociedade Norte-Americana de Coluna identificou os mitos mais comuns entre os pacientes que reclamam de dores. A seguir, você confere o que é de fato verdade, de acordo com o neurocirurgião especialista em coluna Eduardo Iunes.

O exercício físico provoca dor nas costas.
Atletas de fim de semana podem ter dores nas costas depois de uma atividade extenuante, mas o exercício regular e moderado pode ajudar a evitar a dor. Para se manter saudável, a coluna precisa de exercícios de alongamento e de fortalecimento, tais como natação, ioga, musculação e caminhada.

A cirurgia de coluna vai curar completamente a dor nas costas.
A maioria dos pacientes relata melhora da dor e retorna às atividades normais depois da intervenção, mas pode ocorrer de o alívio do sintoma ser apenas parcial. A cirurgia pode não acabar com a dor se você é fumante ou se o incômodo é causado por um problema de articulação no quadril.

Se eu fizer uma, terei que fazer diversas cirurgias de coluna ao longo da vida.
Isso não ocorre com grande parte dos pacientes. A cirurgia de coluna apresenta muitos riscos, incluindo a paralisia. A paralisia é uma das complicações mais temidas, mas também é uma das menos prováveis de ocorrer, uma vez que a maioria das cirurgias de coluna não envolve a manipulação da medula espinhal. É sempre bom, no entanto, discutir riscos e benefícios com o especialista antes de decidir operar.

O repouso é o melhor remédio para a dor nas costas.
A inatividade pode agravar a dor nas costas, pois provoca o enfraquecimento e a contratura dos músculos. Para reduzir o incômodo e evitar danos maiores, os especialistas em coluna recomendam não mais do que um ou dois dias de repouso na cama.

Se eu procurar um especialista em coluna, vou acabar fazendo uma cirurgia.
A cirurgia de coluna é recomendada apenas para uma porcentagem muito pequena dos casos, com diagnósticos muito específicos, depois que um tratamento mais conservador ou procedimentos minimamente invasivos para o alívio da dor já foram tentados.

Se eu tenho dor nas costas, provavelmente precisarei de uma cirurgia.
Estima-se que 90% das pessoas que têm dor nas costas irão melhorar sem tratamento ou com tratamentos conservadores, como medicamentos anti-inflamatórios, exercícios e fisioterapia.

Dor nas costas é algo inerente ao envelhecimento.
À medida que envelhecemos, é verdade que podemos nos tornar mais suscetíveis a certos tipos de condições dolorosas nas costas. “No entanto, com todas as opções de tratamento não cirúrgicas e cirúrgicas disponíveis hoje em dia, a dor nas costas não tem de ser necessariamente parte do processo de envelhecimento.

Se eu tomar um remédio para dor nas costas, vou me tornar viciado.
A maioria dos medicamentos de primeira linha recomendados para dor nas costas não é viciante. Com um diagnóstico adequado, um plano de tratamento definido e um monitoramento médico apropriado, medicamentos opioides podem ajudar.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.