Entenda como a melatonina interfere na qualidade do sono

A melatonina é apontada como o hormônio regulador das horas de descanso. O que se sabe com certeza é que o organismo só a produz no escuro

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Renata Rusky - Revista do CB Publicação:20/11/2014 15:00Atualização:20/11/2014 14:16
Diversas condições influenciam na qualidade do sono. O ambiente deve proporcionar silêncio, conforto e, principalmente, escuridão. Também é de conhecimento geral que os jovens costumam dormir mais e melhor que pessoas maduras.

A influência dos fatores luz e idade está relacionada à produção do chamado hormônio do sono, a melatonina. A saúde perfeita da glândula que a produz seria suficiente para noites bem dormidas, imagina-se. Isso, porém, não basta. A melatonina só é liberada no escuro. Se permanecermos em ambientes iluminados durante a noite, a produção não é ativada.

Por sua vez, a síntese do hormônio declina com o envelhecimento. Inclusive, alguns especialistas defendem que todo idoso deveria fazer tratamento de reposição. “Do mesmo jeito que se repõe o TSH em casos de hipotiroidismo, a melatonina poderia ser reposta”, explica a neurologista Rosa Hasan, coordenadora do Laboratório do Sono da Faculdade de Medicina do ABC.

Por enquanto, o país não registra medicamentos para distúrbios do sono à base de melatonina, informa a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No exterior, porém, eles já são uma realidade. Muitos pacientes brasileiros os importam, uma vez que não há impedimento legal.

Clique na imagem para ampliá-la e saiba mais (Valdo Virgo/CB/D.A Press)
Clique na imagem para ampliá-la e saiba mais

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.