O glamour dos games
“As pessoas acham que desenvolvimento de games é coisa de nerd. Mas a gente sabe que também pode ser uma coisa glamourosa, e uma possibilidade profissional concreta”, diz a professora Carla Castanho, diante de uma turma que desbrava o universo dos jogos digitais no Distrito Federal. Em uma sala da Universidade de Brasília (UnB), Encontro reuniu, além dela, profissionais do design, programação e música que, juntos, arriscam os primeiros passos no mercado de games. Os desafios, oportunidades e estratégias desse pessoal estão agitados este mês: Brasília recebe, pela primeira vez, o SBGames, principal simpósio e feira dedicados ao gênero no país.
Ânimos e ideias em alta entre os dias 2 e 4 de novembro, pois, além de reunir a indústria nacional de games, o evento atrai atenção de caça-talentos, como os olheiros da Wooga Games. Profissionais da empresa alemã, referência nos jogos sociais para o Facebook, vêm recrutar jovens profissionais de programação e design. Enquanto isso, a turma de Brasília esbanja criatividade e apresenta novidades que se concentram, em grande parte, em jogos mobile – aqueles feitos para celulares e tablets (confira exemplos abaixo). Advergames (para publicidade) e jogos educacionais também estão em alta por aqui.
Para quem pensa que eles levam a vida na brincadeira, vale conferir o contrário na feira, que acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
Para brincar no telefone
Alguns dos games criados na capital federal para plataformas móveis
Goat'em Up
O que é: nesse game mobile, da Balance Inc, o jogador manipula um bode que ganha potência em uma corrida para derrubar um cantor irritante.
Onde: App Store
Mexa-se
O que é: o jogo transpõe para tablets e celulares
o clássico Imagem em Ação. Criado pela Firasoft, não dispensa o encontro real com os amigos.
Onde: App Store e Google Play
What a hell
O que é: o protagonista do jogo da Ludus Games é um cachorro azul do cabelo arrepiado, que precisa escapar de um cativeiro sombrio.
Onde: App Store e Google Play
Kinghts of pen & paper
O que é: inspirado no universo de um RPG medieval, o jogo da Behold tem o visual retrô do primórdio dos games.
Onde: App Store, Google Play e plataforma web.
Teste Encontro
16.2 megapixels
Zoom ótico de 21 x
GPS com mapa
Tela Amoled de 3 polegadas
Fotos em panorama
samsung.com/br/smartcamera