• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Turismo I Dicas »

Roteiro zen

Que tal os feriados prolongados, como o da Semana Santa, para relaxar e recarregar as baterias? Em contrapartida à correria diária, há opções de spas especializados e retiros espirituais

Dominique Lima - Redação Publicação:02/04/2013 17:03Atualização:02/04/2013 19:02

Desligue-se das preocupações: alguns pacotes de turismo oferecem ambientes silenciosos e contato com a natureza (Bruno Pimentel / Encontro / DA Press)
Desligue-se das preocupações: alguns pacotes de turismo oferecem ambientes silenciosos e contato com a natureza
 

A necessidade de pausas, em especial diante de rotinas cada vez mais atribuladas, é inquestionável para a maioria das pessoas. Encontrar momentos de real e profundo descanso parece ser, no entanto, menos fácil do que se imagina. Acontece, inclusive, de os espaços que prometem aliviar o estresse diário, como férias e feriados prolongados, acabarem se somando à lista de preocupações: são longas filas e demorados voos, hotéis e restaurantes lotados, programações corridas... É possível, no entanto, focar-se em planos que tenham o descanso como objetivo maior.


Optar por lugares próximos para evitar desgaste, hospedagem e serviços destinados ao relaxamento e períodos de baixa temporada são exemplos. Há diversas maneiras de conseguir se desligar do dia a dia. Muitos destinos incluem ainda atividades espiritualistas voltadas à reprogramação e ao autoconhecimento.


“Só o fato de sair da rotina proporciona, naturalmente, descanso”, comenta o agente de viagens e sócio-diretor de cinco agências de turismo em Brasília, Antônio Júnior. Mas sempre é possível incrementar a sensação de bem-estar fazendo escolhas para diminuir as chances de aborrecimentos. Quem quer relaxar mais do que qualquer coisa durante um feriadão, por exemplo, terá melhores chances se encurtar o tempo de viagem, optando por destinos que ficam perto do lugar onde mora. Boas opções para brasilienses, nesse caso, são locais como Pirenópolis e a Chapada dos Veadeiros, que aliam a curta distância, belas paisagens e estruturas consolidadas para receber turistas.

Márcia Vaz ficou 10 dias em um spa cuja programação é voltada para a revitalização do organismo: 'Agora estou mais calma, e isso afeta o trabalho, a família, tudo. Foi um divisor de águas' (Bruno Pimentel / Encontro / DA Press)
Márcia Vaz ficou 10 dias em um spa cuja programação é voltada para a revitalização do organismo: "Agora estou mais calma, e isso afeta o trabalho, a família, tudo. Foi um divisor de águas"

Há ainda nessas regiões hotéis e spas voltados especificamente para desligar o cliente das preocupações. Eles oferecem ambientes silenciosos, massagens e contato com a natureza. Mais do que o número de dias ou um destino específico, fugir do movimento da alta temporada é importante. Além do menor custo – afinal, manter o orçamento no azul certamente evita o estresse –, a calmaria dos períodos menos demandados por turistas garante distância de filas e ambientes lotados. Antônio Júnior explica que as altas e baixas temporadas variam de acordo com o destino, mas os meses de abril, maio, outubro e novembro, exceto os dias de feriados nacionais, costumam ter menor fluxo de turistas.


A busca por umas semanas em lugar tranquilo se mostra ainda mais recompensadora para alguns, que conseguem trazer para o dia a dia a tranquilidade encontrada, melhorando a qualidade de vida. “O estresse é o mal do século, e o próprio dia a dia corrido pede o descanso”, resume a coordenadora do Bálsamo Spa, em Brasília, Késsya Alvis. No local, fundado pelo naturopata brasileiro Pete Coe, eles desenvolvem uma programação voltada para a revitalização do organismo.


Uma pausa de 10 dias na rotina levou a uma mudança de vida completa para a servidora pública e agora empresária Márcia Vaz. Apesar de fazer check-ups anuais e nunca ter diagnóstico de nenhum problema de saúde, sofria com cansaço e desânimo constantes. A partir dessa experiência, Márcia abriu uma loja de produtos orgânicos: “Agora eu estou mais calma, e isso afeta o trabalho, a família, tudo. Foi um divisor de águas”.


Como a procura por paz interior culmina para muitos em busca espiritual, também as opções de viagens para descanso podem conciliar o distanciamento das atribulações diárias com maior contato com a fé. Crenças religiosas diversas oferecem opções para quem desejar a combinação. A assessora do Tribunal de Justiça Cláudia Izaias Pitel é uma adepta de viagens com cunho espiritual. Católica, Cláudia fez o primeiro retiro em 2008 em Camboriú (estado) e continuou a fazê-lo anualmente. Em 2011, foi uma peregrinação por Israel. “O clima desses lugares é muito santo, calmo e nos inspira a ser melhores, a ter mais amor, a nos solidarizarmos com as pessoas”, diz. As viagens de Cláudia são sempre organizadas com o grupo de oração da igreja que frequenta e, segundo ela, trazem mais benefícios por serem compartilhadas com pessoas que têm os mesmos objetivos.

Adepta de viagens com cunho espiritual, Cláudia Izaias Pitel faz viagens 'zen' todos 
os anos: 'O clima desses lugares é muito santo, calmo e nos inspira a ser melhores' (Raimundo Sampaio / Encontro / DA Press)
Adepta de viagens com cunho espiritual, Cláudia Izaias Pitel faz viagens "zen" todos os anos: "O clima desses lugares é muito santo, calmo e nos inspira a ser melhores"

Os adeptos do budismo tibetano também têm opções. O Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), orientado pelo lama Padma Samten, conduz retiros e oferece ensinamentos em todo o Brasil. No Centro-Oeste há dois centros em funcionamento. Um em Brasília e outro em Alto Paraíso. Retiros para meditação são oferecidos em média a cada dois meses e contam com a presença do lama.


Foi com a prática meditativa que a administradora Luciana Cavalcante preferiu participar de uma série de encontros semanais voltados para a eliminação do estresse antes de fazer um retiro meditativo. Chamado Programa de Redução do Estresse (PRE) e promovido pela Sociedade Vipassana de Meditação, o programa consiste em atividades de meditação, ioga e encontros de grupo e se foca na filosofia da plena atenção.


A ideia, como explica a terapeuta Luiza Frade e uma dos responsáveis pelo PRE, é trazer a mente para o aqui e agora e, assim, libertar-se da ansiedade e da angústia. “Vivia com muitos excessos e práticas nada saudáveis na minha vida. Comia demais, fumava demais. Percebi que precisava parar e aprendi a optar pela minha paz, evitando conflitos”, relata Luciana.

Preparação: Luciana Cavalcante participa de uma série de encontros voltados para a eliminação do estresse antes de fazer um retiro meditativo (Raimundo Sampaio / Encontro / DA Press)
Preparação: Luciana Cavalcante participa de uma série de encontros voltados para a eliminação do estresse antes de fazer um retiro meditativo

ONDE DESCANSAR

 

 Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB)


Oferece regularmente encontros para prática de meditação. O próximo minicurso será entre os dias 26 e 28 de abril. Mais informações em cebbplanaltocentral.blogspot.com.br

 Sociedade Vipassana de Meditação


O próximo Programa de Redução do Estresse terá início em 17 de maio. A sociedade também oferece encontros semanais para práticas de ioga e meditação. Saiba mais
no site sociedadevipassana.org.br


 Mosteiro São Bento


É aberto para visitas e estadias tanto individuais quanto em grupo durante todo o ano. É preciso, no entanto, reservar com antecedência. Informações no site msbento.org.br

 Villa Mediteranée Spa e pousada Villa do Comendador


Em Pirenópolis, a 2 km da cidade, oferece bangalôs com piscina ou ofurô e os serviços de spa, que incluem banhos, massagens e hidratações. Informações: villadocomendador.com.br e villamediterraneespa.com.br


 Hotel de Campo Vila Velluti Spa


Situado a 50 km de Brasília, tem banhos de ofurô, passeios ecológicos e piscinas com água corrente das nascentes da fazenda. O spa, a ser inaugurado em breve, terá massagens e banhos especiais. Informações: vilavelluti.com.br

 Bálsamo Spa


Fica a 25 km da área central de Brasília e tem pacotes que incluem reeducação alimentar e atividades físicas e de relaxamento, como exercícios moderados, técnicas de respiração e massagens. Saiba mais em balsamospa.com.br 

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

EDIÇÃO 55 | Julho de 2017