• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

BELEZA | MAQUIAGEM »

Nem tão formal assim

A maquiagem é item igualmente indispensável na rotina de trabalho. O que muda é a cartela de cores e a seleção de produtos

Flávia Duarte - Publicação:22/08/2013 14:48Atualização:22/08/2013 14:52

A gestora de projetos Denise Alves não vai trabalhar sem base, rímel e blush: neste look, feito pela maquiadora Fernanda Prado, viu que pode ousar um pouco  (Raimundo Sampaio/Encontro/DA Press)
A gestora de projetos Denise Alves não vai trabalhar sem base, rímel e blush: neste look, feito pela maquiadora Fernanda Prado, viu que pode ousar um pouco
 

Para ambientes mais formais, como o trabalho, a proposta é uma pele bem acabada e um toque de cor nos lábios. Sombras neutras são permitidas: iluminam o olhar sem exageros. O charme da máscara e a aparência saudável conferida por um blush em tons de pêssego, por exemplo, complementam uma produção básica e nem por isso sem graça.

A maquiagem discreta é a escolha diária da gestora de projetos Denise Alves, de 32 anos. Ela não sai de casa para trabalhar sem a combinação de base + rímel + blush. Na boca, um pouco de gloss é o suficiente finalizar o visual. Quando quer ousar um pouquinho, tinge a boca de vermelho marcante. Uma forma de quebrar a rotina sem ficar inadequada para o trabalho.

 

ENTREVISTA
SADI CONSATI

O maquiador Sadi Consati é consultor criativo da linha Intense de O Boticário (O Boticário/Divulgação)
O maquiador Sadi Consati é consultor criativo da linha Intense de O Boticário

 

Muita gente acredita que maquiagem é apenas para ocasiões especiais. O que você pensa disso?


Toda ocasião é especial. O mito de que maquiagem era para festa já foi. Hoje, a maquiagem está incorporada aos hábitos diários da mulher, por mais básica que seja. O mínimo admissível de todo dia é batom, máscara para cílios e blush.

Há regras para se maquiar para o trabalho ou cada um deve respeitar o seu estilo?


Sempre digo que, primeiro, a mulher tem de se sentir confortável no ambiente de trabalho com a maquiagem que está usando. Segundo, ela tem de respeitar a questão de o ambiente ser formal ou não. Mas é possível transitar da maquiagem nude (natural, focada mais em correção e com tons neutros) até a boca vermelha ou olhos coloridos. Respeitar o estilo próprio também é sensato.

Maquiagem é importante para causar boa impressão. No trabalho, essa máxima é valida?


Sem sombra de dúvida, ainda mais quando se trabalha diretamente com público ou clientes. Ter uma boa aparência sempre desperta mais credibilidade.

Para quem tem medo de errar, qual a dica para se maquiar antes de ir para o trabalho?


Escolha o básico e os tons neutros, que não criem muito contraste com a pele. Esses tons sempre melhoram a aparência de forma natural, sem criar desconforto para quem usa.

O que é indispensável para fazer uma maquiagem do dia a dia?


Uma boa base e um corretivo deixam a expressão do rosto iluminada e com aspecto descansado. Carregue na bolsa o pó compacto para retoques, mantendo a pele sempre seca e bonita. Use sombras marrom, champanhe, pérola e traços delicados nos olhos. Use sempre máscara para cílios para definir e abrir o olhar; e blush para dar o ar saudável. Um bom batom faz toda a diferença, seja ele cor de boca ou vermelho.

Quais as cores mais adequadas?


As cores hoje são muito variadas e o uso depende muito do estilo e ambiente. Mulheres modernas e que podem usar maquiagem colorida porque trabalham em ambientes menos formais podem se jogar na boca vermelha, pink, laranja e até no olho preto esfumado. Para quem trabalha em ambientes formais, os tons neutros de marrom e bege com batons cor de boca, rosados, coral.

 

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

EDIÇÃO 57 | Setembro de 2017