• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Esporte I Fitness »

Ritmos quentes

Aula de coreografia que vai do funk ao merengue, corrida e cycling na água, dança na esteira. O que, afinal, tem atraído os alunos às academias?

Rodrigo Craveiro - Redação Publicação:02/10/2013 15:30Atualização:02/10/2013 15:40

Mistura de ritmos no aulão de Dance Mix: mais de uma centena de alunos em pleno sábado (Minervino Júnior/Encontro/DA PRESS
)
Mistura de ritmos no aulão de Dance Mix: mais de uma centena de alunos em pleno sábado
 

Durante cerca de uma hora, o corpo não para de se mexer, embalado por ritmos antagônicos, que vão do funk ao country, passando pela salsa, merengue e outros. Mais de 100 pessoas participam do aulão de Dance Mix, uma adaptação aprimorada da Zumba, feita pelo professor Bruno Mendes, que criou a modalidade depois de constantes trocas de experiência com profissionais de Miami. O ritmo original, que combina músicas latina e internacional, ganhou nova versão e passou a ter recorde de alunos na Body Tech. Nesta e em outras academias da cidade, a malhação é incrementada com aulas dinâmicas, divertidas, relaxantes e lúdicas. Muitas delas inventadas, adaptadas ou feitas em ambientes diferentes, como na água.


Por que não, por exemplo, pedalar dentro de uma piscina, com a bicicleta na vertical? Que tal fazer jump na água, dançar na esteira ou misturar vários ritmos numa mesma aula de coreografias? Algumas modalidades atraem por serem diferentes; outras, pela animação ou pela música. Mas também é preciso empenho do professor. “Para manter uma aula bombada, é importante que o professor seja estudioso e busque conhecimentos, mas também saiba escutar eventuais críticas construtivas, para sempre melhorar. É interessante que ele seja carismático e saiba trabalhar com grupos heterogêneos. Por fim, é imprescindível a busca da inovação”, explica Bruno Mendes, que comanda as disputadas aulas de Dance Mix. “As aulas não são sazonais, são animadas e cheias durante todo o ano e, mesmo em julho, considerado mês de férias, tivemos uma média de 60 alunas por aula”, comemora Flávia Botelho, gerente da BodyTech Lago Sul.


“O astral é maravilhoso. Essa aula une tudo. A gente faz exercício, perde caloria e se diverte para valer. Você malha sem saber que está malhando”, brinca a empresária Cristiane Simões. Ela conta que espera a semana inteira pelo sábado, quando tem a oportunidade de participar do evento. “Gosto muito da coreografia com as músicas brasileiras, como o funk e o sertanejo. Cansa muito, acelera e o batimento cardíaco vai lá em cima. Para mim, é um exercício de intensidade, como a corrida e o spinning”, comenta.

A musicista Moema Craveiro Campos aprova as atividades na água: alívio durante a seca (Fotos: Bruno Pimentel/Encontro/DA Press
)
A musicista Moema Craveiro Campos aprova as atividades na água: alívio durante a seca

A libanesa Maha Chate também aposta na queima de calorias da Dance Mix, além de se divertir na aula. “Eu gosto da mistura. O professor mixa bastante, coloca muitas músicas diferentes.” A adolescente Giovanna Adriana completa: “Você melhora o humor do seu dia. Dá para fazer muitas coreografias legais, como o funk, ritmo que faz todo mundo dançar fervorosamente”, comenta. Um dos poucos homens presentes na aula, Rafael Sarkis confessa que aprendeu a dançar na aula. “A gente vai se soltando e percebe que nem todo mundo é profissional da dança. Então, a gente começa a se libertar e a deixar a vergonha de lado.”


Na academia Unique ParkShopping, o gerente Marcelo Galvão explica que uma aula de sucesso depende do professor, dos resultados obtidos e do tempo que a aula permanece no mercado. “Os principais segredos das aulas que vêm bombando são o carisma, a técnica, a musicalidade e os resultados, como a melhora das limitações articulares e da autoestima, a diminuição das dores, a perda de peso, o ganho de massa magra”, enumera. “As aulas ganham mais apelo na proximidade das férias ou com o lançamento de algum tema pela mídia. Por exemplo, novelas com tema árabe aumentam a procura por aulas que tenham algo relacionado”, admite.


Entretanto, Marcelo, que também é professor de educação física, reconhece que as aulas de sucesso costumam ser uma dor de cabeça. “Na maioria das vezes, o espaço físico não comporta a procura. Assim, temos de arrumar soluções para atender a demanda, como novos horários ou a troca da sala.” Na Unique ParkShopping, as modalidades mais procuradas são o pilates, sem auxílio de aparelhos; a ginástica localizada e o boxe.

O gerente Marcelo Galvão enumera os segredos de uma aula de sucesso: o carisma do professor, a técnica, a musicalidade e os resultados obtidos (Raimundo Sampaio/Encontro/D.A Press)
O gerente Marcelo Galvão enumera os segredos de uma aula de sucesso: o carisma do professor, a técnica, a musicalidade e os resultados obtidos

Em bicicletas verticais acopladas à parede da piscina, um grupo de alunas pedala, enquanto outro “corre” dentro d’água, com a ajuda de um cinturão de espuma que diminui a resistência. Depois, todos passam a pular sobre trampolins redondos colocados no fundo da piscina. Na Companhia Athletica, no Pier 21, as aulas de Deep Training e Water Cycle têm feito cada vez mais sucesso entre os alunos. “É bem importante que a gente traga os alunos para aulas diferentes, especialmente dentro da piscina. Precisamos sempre inovar”, comenta a professora de educação física Rafaela Novaes. “Nós temos aulas de jump, de bicicleta. Fazemos aulas de corrida na água. A Water Cycle é muito boa porque trabalha a parte cardiorrespiratória, e a gente não precisa de um material diferente”, explica. A bicicleta fica presa entre o ralo da piscina e a parede, e o aluno pedala na vertical.


A musicista Moema Craveiro Campos afirma que a motivação para a aula de Water Cycle tem sido a seca de Brasília. “Ninguém resiste. A piscina olímpica, os professores maravilhosos. Aprendi a pular no jump, dentro da água, uma delícia. Melhor do que correr na rua nessa seca”, brinca. A francesa Valerie Portala pratica Water Cycle há três anos, inclusive durante toda a gestação da filha, hoje com 1 ano. “A aula é muito gostosa, cansa um pouco. Fazemos coisas que, na água, parecem mais legais e menos cansativas.”

 

Aula de Water Cycle, uma das mais procuradas: bicicletas presas na parede da piscina fazem sucesso (Bruno Pimentel/Encontro/DA Press)
Aula de Water Cycle, uma das mais
procuradas: bicicletas presas na parede
da piscina fazem sucesso
Campeãs de preferência

 

Flow
Aula que combina as técnicas de pilates com a dança. Utiliza princípios básicos, como respiração e concentração, desenvolvendo a flexibilidade, a mobilidade articular, o equilíbrio, a coordenação. O aluno usa um carrinho desenvolvido especificamente para a atividade, que possibilita plasticidade
e criatividade de movimentos.
Duração: 30 minutos
Gasto calórico: 100 kcal
Onde: Body Tech Lago Sul

Slinding
Plataforma deslizante que faz com que cada movimento seja um desafio de força, flexibilidade,  equilíbrio e concentração. Possibilita simular vários exercícios feitos em estúdio e nas aulas de Mat Pilates.
Duração: 30 minutos
Gasto calórico: 100 kcal
Onde: Body Tech Lago Sul

MMA Fitness
Atividade direcionada para o condicionamento físico, com fundamentos de diversas artes marciais, como boxe e Muay Thai, mas sem contato físico. Os principais objetivos são o aumento da autoestima, o alívio do estresse e a melhora do reflexo.
Duração: 50 minutos
Gasto calórico: Até 600 kcal
Onde: Body Tech Lago Sul

Barrel
Uma das variações do método Mat Pilates, visa o fortalecimento dos músculos do abdome e da coluna vertebral. Trabalha a estabilização segmentar, a mobilidade articular, o equilíbrio. Os exercícios são realizados com um acessório denominado Meia-Lua, o que torna a prática motivante e desafiadora.
Duração: 30 minutos
Gasto calórico: Até 150 kcal
Onde: Body Tech Lago Sul

Pilates
O principal foco é a melhoria da postura, o desenvolvimento da consciência corporal, além de auxiliar na flexibilidade, no equilíbrio e no desenvolvimento da força muscular. Uma aula relaxante,
na qual as tensões e os estresses são dissipados por meio de exercícios de força, concentração e relaxamento.
Duração: 50 minutos
Gasto calórico: 290 a 500 kcal por hora
Onde: Unique ParkShopping

Localizada
Aula intermitente e dinâmica, que usa implementos de carga – caneleira, barra, peso livre e outros –, adequando a intensidade do exercício. Possui como principal característica a prática de exercícios rítmicos resistidos em grupo. Proporciona o aumento da massa magra e do tônus muscular e a redução do percentual de gordura, além de ter uma característica de sociabilização.
Duração: 50 minutos
Gasto calórico: 350 a 500 kcal por hora
Onde: Unique ParkShopping

Boxe
Aula voltada ao aprendizado e à preparação física da modalidade. Desenvolve a coordenação motora,
a sociabilização, o ritmo, a força, a agilidade, a resistência cardiovascular e neuromuscular, por meio de exercícios educativos, condicionantes e coordenativos.
Duração: 50 minutos
Gasto calórico: 400 a 700 kcal por hora
Onde: Unique ParkShopping

Walking Dance
Aula de dança na esteira, combinando as habilidades de andar e dançar. Surgiu para transformar uma simples caminhada na esteira em aula motivante. Melhora o condicionamento cardiovascular.
Duração: 50 minutos
Gasto calórico: Até 600 kcal
Onde: Body Tech Lago Sul

Water Cycle
Aula de bicicleta ergométrica vertical, instalada entre o ralo da piscina e a parede. O aluno pode usar três "pegas", trabalhando diferentes partes da musculatura da região debaixo do corpo, como glúteos e abdome. Os exercícios também trabalham a unilateralidade e a coordenação motora.
Duração: 45 minutos
Gasto calórico: 400 a 480 kcal por aula
Onde: Companhia Athletica

Jump na água
Pula-pula na água. Com a ajuda de um trampolim redondo instalado no fundo da piscina, os alunos trabalham bastante o equilíbrio. Há simulação de exercícios externos, com a diferença da pressão e da gravidade da piscina. A aula costuma ser animada, com troca de posições entre os alunos, sem tocar os pés no chão e brincadeiras. A aula é musicada do início ao fim.
Duração: 45 minutos
Gasto calórico: 650 kcal a 700 kcal
Onde: Companhia Athletica
 

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

EDIÇÃO 58 | outubro de 2017