• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Decoração I Azulejos »

Beleza sem limites

Em alta na moda e no design, os azulejos são uma ótima opção para personalizar qualquer ambiente. De quebra, ainda deixam os espaços mais modernos e sofisticados

Vanessa Aquino - Redação Publicação:25/10/2013 18:31Atualização:25/10/2013 19:14

Azulejos estão em alta e ganharam destaque, tanto em estampas de roupas quanto em projetos de decoração de interiores. E, nas residências, não ficam restritos a áreas molhadas? Com muita criatividade e uma dose de ousadia, painéis revestidos em cerâmica, porcelana, ladrilho hidráulico, com as mais variadas cores e desenhos, invadem sala, hall e até mesmo o quarto. A inspiração pode vir de qualquer lugar: as formas das nuvens no céu, o movimento das águas, o clássico desenho português, arabescos, rococós... As possibilidades são infinitas.

 

 (Nicolau El-moor/Divulgação)

A parede revestida de ladrilho hidráulico é o grande destaque da cozinha projetada pelo arquiteto André Alf.  Os tons em preto e branco do revestimento contrastam em harmonia com eletrodomésticos em vermelho intenso.  Os móveis em madeira de demolição natural e o vidro imprimem ainda mais charme, com ilha e bancadas em Stone branco e mesa de almoço com cadeiras Phanton vermelhas.

 

 (Clausem Bonifácio/Divulgação)

A proposta do arquiteto João Henrique Cunha Rêgo para a 3ª Mostra Atlas Colchões foi unir, de forma inusitada, arte e decoração, por meio de um painel de azulejos exclusivos, desenhado pelo próprio arquiteto, que serve de cabeceira para as camas. O ponto de partida foi a escolha do mobiliário do quarto: camas confortáveis e modernas, com motres que se articulam individualmente e atendem a vários tipos de necessidades.

 

 (São Geraldo/Divulgação
)

Neste ambiente, o azulejo foi para o chão e quebra a monotonia da decoração essencialmente branca.  As formas tradicionais do azulejo português integram o espaço gourmet à sala. Os tons azuis do revestimento são reforçados pelo mobiliário, em peças como a mesa de centro e a bancada. Os arquitetos optaram por uma clássica e leve decoração clean.

 

 (Mnervino Junior/ Encontro/ )

A arquiteta Yeda Garcia pensou em um elemento especial para quebrar a monotonia do longo hall da residência com um painel de azulejos exclusivo, desenhado pelo artista plástico Ralph Ghere. “O azulejo é algo que tem muito a ver com a tradição brasileira e a de Brasília. A história do azulejo português está ligada a nossa cultura, e Athos Bulcão reincorporou o azulejo na arquitetura moderna”, diz a profissional.

 

 (Minervino Júnior/Encontro/DAPress
)

Nesta cobertura, a arquiteta Gislaine Garonce optou pelo ladrilho hidráulico para imprimir mais vida ao espaço gourmet. Versátil, o revestimento harmoniza com o mobiliário e com a luz natural que invade o ambiente. “Usei o painel para dar vida e um ar rústico e, ao mesmo tempo, contemporâneo ao espaço. Com isso, a casa ganha um jeito simples, de beleza bruta e alegre, na mesma medida."

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

EDIÇÃO 58 | outubro de 2017