Movido a ar
Sistema Hybrid Air desenvolvido pela francesa PSA é uma solução ao mesmo tempo avançada e simples, que pretende ser algo inovador na história dos motores híbridos para automóveis
O maior desafio da engenharia automotiva na atualidade é a produção em série de um automóvel capaz de circular sem poluir com uma solução tecnológica que não custe um absurdo, como é o caso das atuais. A solução parece ter sido encontrada pela PSA, o grupo francês dono das marcas Peugeot e Citroën. O projeto, denominado Hybrid Air, apresentado pela primeira vez em Genebra (Suíça), em março deste ano, e em São Paulo, no fim de outubro, é caracterizado por seus autores como “um retorno à simplicidade”. É um carro movido a ar, que funciona em “parceria” com um motor convencional a combustão.
O Hybrid Air ainda é um protótipo que a PSA revelou em Genebra ter planos de produzir em série a partir de 2016. A solução une um motor a combustão com um sistema hidráulico acionado por ar comprimido. Trata-se de uma tecnologia limpa e eficiente, cujo objetivo é ser ainda o primeiro híbrido acessível à base da pirâmide dos consumidores. “Hoje, a maioria dos carros híbridos utiliza tecnologias caras e são destinados ao segmento premium e de luxo. O Hybrid Air é o contrário. O protótipo foi desenvolvido para carros do segmento compacto, de forma se atender um maior número de clientes”, observa Karim Mokaddem, chefe do projeto.
O sistema utiliza alguns componentes novos no universo automotivo, mas já testados e aprovados em outros setores, como a aeronáutica, tais como reservatório de energia que contém ar comprimido, instalado sob a carroceria, no túnel central; um reservatório de baixa pressão, situado na altura da travessa da suspensão traseira e que serve de vaso de expansão; e um grupo hidráulico composto por um motor e uma bomba, instalado sob o capô, na transmissão. O protótipo original do Hybrid Air tomou emprestado partes hidráulicas de um jato Airbus.
Na fase final peças comumente usadas em elevadores foram adaptadas ao sistema. A manutenção é simples e barata, informa o projetista. Na Europa, ele poderá ter preço a partir do equivalente a R$ 60 mil, que representa R$ 17 mil a menos em relação ao preço do Toyota Prius naquele mercado.