• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Coluna »

VIDA DIGITAL

Fred Bottrel - Colunista Publicação:06/01/2014 16:15Atualização:06/01/2014 16:36

Por um futuro inteligente

 (Fotos: Divulgação)

Os detalhes coloridos, as torres e bolhas douradas lembram o cenário de um laboratório maluco de programas para crianças, mas o assunto é sério. Na fábrica de Spittelau, em Viena (Áustria), a tecnologia transforma lixo em energia. Com o maior lixão a céu aberto da América Latina representando um senhor desafio para o DF, servidores do GDF conheceram de perto o trabalho na usina austríaca, por meio do projeto Brasília Sem Fronteiras.


Aqui, na Cidade Estrutural, a apenas 15 km da Zona Central de Brasília, duas novas toneladas de lixo se acumulam a cada dia e o depósito se estende por mais de 10 km2. Um problema social e ambiental gigantesco. Do outro lado do Atlântico, Spittelau usa a mais avançada tecnologia para transformar 260 mil toneladas anuais de resíduos em energia. Os 400 MW gerados cuidam do aquecimento de 60 mil famílias.


“O processo é tão limpo que o que sai da chaminé é só vapor d’água”, conta Ricardo de Oliveira Rodrigues, servidor ligado à Secretaria de Educação, sobre outra fábrica visitada pelos participantes do intercâmbio, em Viena. “Cinquenta pessoas trabalham lá no total, mas é possível operar tudo com apenas cinco funcionários, tamanha a automação do processo”, detalha.


Odilon Frasão, secretário-chefe da Assessoria Internacional do GDF, lembra que as fábricas são referência na Europa, por gerar emprego, renda e eficiência energética. “Esse conhecimento vai contribuir para elevar o debate dos temas do lixo, energias limpas e sustentabilidade, e transformar Brasília em uma cidade inteligente, provedora de qualidade de vida”, aposta.

Para entender


O foco da incineração das usinas de Viena é o lixo que não é separado pela população – exatamente o que não serviu à reciclagem ganha outra utilidade, virando energia. A incineradora tem um compartimento imenso onde os caminhões depositam o lixo e uma garra mecânica o mistura e leva para a incineração. Durante o processo, eles também separam objetos metálicos das cinzas desse lixo, e o produto final (um pó branco) é enterrado. A fábrica de Spittelau foi desenhada pelo arquiteto Friedensreich Hundertwasser, e o edifício atrai turistas, com as formas que traduzem a inusitada fusão de arte, ecologia e tecnologia.

Por aqui


O novo aterro sanitário de Samambaia deve começar a funcionar assim que o Lixão da Estrutural for desativado. O prazo máximo é agosto de 2014.

 

IPHONE 5C

Promessa de coqueluche do Natal, a versão “popular” do queridinho da Apple chegou ao Brasil. Cumpre o que promete e chega com tudo ao nicho dos smartphones coloridinhos para a juventude. O design descolado retoma as curvas dos primeiros modelos do aparelho, mas com a firmeza das últimas edições – o iPhone pode parecer frágil, mas é até bem robusto para a proposta (mantendo assustadora leveza, claro). Destaque para a velocidade do processador, que garante boa performance no iOs7 e firulas como a câmera frontal, para assegurar boa qualidade nas execradas selfies (as fotos de si mesmo) e conversas em vídeo. Fora as cores chamativas, nada de muito novo no reino da maçã.

 

 

É o fim do Face?

 

Os adolescentes usam menos o Facebook. A constatação é da própria rede social, no último relatório trimestral divulgado. Os maiores vilões são os aplicativos de mensagem de texto – que permitem à garotada a privacidade que existia na rede antes dos pais, mães, avós e tios chegarem por lá com as mensagens motivacionais de Powerpoint. Se a preocupação já chegou ao reporte que a companhia é obrigada a fazer para seus acionistas – que perdem cada vez mais dinheiro – é sinal de que a sina do Orkut pode não estar assim tão longe… Conheça algumas das ameaças:

 

Tem que baixar

Edição retratos divertidos

 

WordFoto
O aplicativo permite edição de fotos com toque profissional: monta retratos a partir das palavras e das fotos que você escolher.
App Store
US$ 1,99

 

 

 

 

 

 

Sketch Guru
Permite importar as imagens do Facebook e, com poucos cliques, tornar as fotos em aquarelas, desenhos de carvão, pinturas a óleo...
Google Play
Gratuito

 

 

 

 

 

 

MangaCamera
Quer se transformar em um mangá? Essa é a especialidade deste aplicativo, exclusivo para aparelhos Windows Phone da Samsung.
Gratuito

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

EDIÇÃO 55 | Julho de 2017