Mercado verde
Por ter academias lotadas e um amplo campo de trabalho para nutricionistas, não é de se surpreender que em Brasília haja uma grande concentração de casas de alimentação saudável. Como funciona e onde se concentra esse negócio?
É o caso de Mariana Dória. A soteropolitana veio morar em Brasília há quatro anos, assim que se casou com um brasiliense. Ao chegar à cidade, como consumidora, reparou que existiam poucas lojas que vendiam produtos naturais. Em Salvador, já conhecia a franquia Mundo Verde e resolveu então colocar seus conhecimentos de administração em prática. Montou, pouco depois, sua primeira loja da rede.
O local escolhido foi o Lago Sul. “Eu vi um grande mercado aberto. Lá não havia lojas especializadas”, conta a empresária. Com o ponto de início decidido, a segunda parte foi procurar nutricionistas parceiros e novos produtos para comercializar. Mariana, sempre que pode, coloca itens regionais no catálogo de produtos do estabelecimento, desde que tenham todos os certificados necessários. Desse modo, seu leque de venda vai de frutas desidratadas a produtos para o cabelo e suplementos alimentares.
Outro local que está começando a ser procurado pelos empreendedores para a criação de novos estabelecimentos voltados para a alimentação saudável é Águas Claras. Lá foi o ponto onde, em abril de 2013, o Empório Sustentável abriu as portas. Ocupando o equivalente a duas lojas do bloco comercial em que está localizado, o local recebe de 100 a 150 visitantes por dia. Parte disso deve-se, conforme explica a gerente, Marcella Carvalho Freitas, à boa localização. “Aqui não havia tantas lojas do gênero, pelo menos não tão grandes e com muitas academias por perto. Era diferente do Plano Piloto”, conta.
Começaram atendendo aos pedidos dos clientes. “Alguns pediam coisas que nunca havíamos escutado. Anotávamos num caderninho e corríamos atrás. Com isso, fomos ganhando nome.” E, com o tempo, foram se especializando mais. Chegaram a fazer consultorias com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) na parte financeira e de processos, por exemplo, além de contar com essa ajuda na área industrial, já que a empresa cresceu e passou a contar com uma parte de panificação.
Hoje, a empresa não é mais familiar e Márcio tem planos para crescer ainda mais os negócios, com a criação de uma filial em Águas Claras. Além disso, quer que o crescimento atinja outro patamar. Desde o fim de 2012 tem a ideia de fazer da Shizen uma franquia e já tem um projeto piloto instalado em São Paulo. Estão se preparando estruturalmente para a expansão.
Um setor que se beneficia da ascensão do mercado de produtos naturais é aquele que abastece essas lojas. Uma delas, que tem seu depósito localizado em Sobradinho, é a Pronativa. A empresa familiar distribui, para mais de 100 lojas em Brasília, produtos naturais vindos principalmente da Amazônia, Ceará e da região Sul. As amêndoas, como as castanhas-do-pará e de caju, são as mais procuradas. Também os produtos que entram na moda ou aparecem na mídia, como a chia, logo são buscados pelos clientes. “Como nos propomos a ter produtos variados e ‘do momento’, como o goji berry, estamos sempre renovando o nosso catálogo”, conta o dono da empresa, José Ventura.
Os negócios começaram em maio de 2001, já com essa proposta de comercializar produtos naturais. “A ideia de trabalhar com produtos naturais como o açúcar mascavo, os orgânicos, as frutas da Amazônia, estava sempre na cabeça. Minha esposa é filha de índio, e em sua terra o pessoal sabe bem o benefício das plantas.” José se declara um naturalista não radical e conta que sempre gostou desse tipo de produto, que considera mais benéfico que os industrializados. “As pessoas estão realmente mais preocupadas com a saúde, mas em janeiro a busca aumenta, porque as pessoas querem recuperar o que acumularam em dezembro”, conta a filha do empresário, Daquini Ventura.
Nos cursos, como explica a nutricionista, é trabalhado o equilíbrio alimentar, com aulas sobre como organizar uma dieta balanceada para que não haja carência de nutrientes. “Temos esse propósito de fazer um trabalho educativo, de conscientização, de informar os nossos clientes, para que eles possam mudar a qualidade de vida deles”, conta. Além disso, todas as preparações que são feitas no restaurante são ensinadas nos cursos. A ideia de Ros’Ellis é que a pessoa possa fazê-las em casa, e a intenção de instruir as pessoas foi além, resultando no livro Alimentação viva e ecológica. Um guia para organizar sua dieta com sabedoria e receitas vivas deliciosas!, que é um passo a passo de organização de dieta, com dicas e receitas, em linguagem didática.
Para Ros’Ellis, é bom que esteja aumentando a quantidade de lojas desse segmento na cidade. Segundo a nutricionista, as pessoas hoje estão mais preocupadas com a alimentação, mas os problemas de saúde também aumentaram muito, como diabetes, obesidade, alergias e intolerâncias. “Pela quantidade de pessoas que temos em Brasília, o bom seria que todo mundo pudesse se alimentar de forma saudável. Há espaço para todo mundo. Todos podem se dar bem, desde que façam algo que acreditam.”