Incríveis ovos de Páscoa
Chegada a época mais doce do ano, chocolaterias e confeiteiras não abandonam os ovos tradicionais, mas criam combinações tão surpreendentes que vão ficar na memória de quem os provar
Indo além do branco, preto e crocante, não só a Cacahuá, mas outras marcas da cidade apostam na combinação de suas especialidades junto ao chocolate enformado e trazem ovos de Páscoa que certamente valerão a troca dos clássicos brindes. Com novidades a cada ano, Eliane Valladão mantém os seus queridinhos: o de chocolate belga recheado com noz pecan e caramelo encabeça a lista de mais de 20 criações – e arrebata novos fãs a cada combinação inusitada. Caso do Ovo Hamú, com recheio da casca de cardamomo (planta difundida na culinária do Oriente Médio), café e creme de leite fresco (R$ 69), e do Tiramisú, que envolve com chocolate meio amargo a clássica sobremesa italiana de queijo mascarpone e café (R$ 59). O primeiro veio em homenagem à colega no ramo comercial Fátima Hamú, que até o início do ano liderava o árabe Lagash. Com o fechamento de um dos restaurantes mais tradicionais da cidade, Eliane quis registrar a admiração pela chef e desejar bons fluidos à nova fase do negócio que segue como empório. “A construção foi um pouco tensa, mas o resultado ficou melhor do que imaginávamos”, assume sobre a mistura de especiaria com fruto, que resultou em sintonia perfeita.
Pelas mãos da chef doceira Carol Ludwig, foi também o queridinho da Puro Brigadeiria que liderou os recheios de ovos temáticos. Indiscutivelmente o brigadeiro mais pedido da marca – que agora voltou a trabalhar somente com encomendas –, o crème brûlée aparece em uma cama de chocolate meio amargo belga, recheado com o doce que recebe a crocância do maçarico no meio e em cima. Pelo segundo ano na lista de produtos para a Páscoa, a combinação repete o sucesso do docinho. “Não conseguimos parar de fazê-lo”, comenta. “As pessoas já terminam a Páscoa perguntando se no ano que vem vai ter de novo”.
Foi assim com datas marcantes do calendário. “No fim do ano nós criamos a bola de Natal para pôr na árvore, recheada com pipoca. Com a chegada da Páscoa, nós pensamos: por que não o brinde do ovo ser a pipoca?.” Em parceria com uma doceira, Mariana recebe ovos artesanais de chocolate belga rendados, e prepara o recheio inusitado, com opção de personalização em 20 sabores. “Em vez de ser o chocolate com crocante na massa, a pipoca é que vai dar a crocância”, tenta descrever a composição, com dificuldades de se aproximar da surpresa final no paladar. As combinações, mescladas com cinco sabores de casca (chocolate ao leite, meio amargo, branco, limão, caramelo e morango) e recheios como, Ovomaltine, Ouro Branco, paçoca, Twix e amora crispy (de R$ 20 a R$ 40), dão uma ideia do que esperar. Em versão de 13 centímetros, a garantia da sintonia entre ingrediente belga e milho estourado vem da própria criadora. “Quem gosta de pipoca, vai ficar apaixonado”, afirma a doceira, que não esconde fazer parte da parcela.
Para a confeiteira Alessandra Bicalho, um ensinamento da culinária açucarada resume bem a oferta de ovos diferentes: “Você pode usar uma base e fazer dela mais de 30 tipos de doce. É muita coisa”. No comando, ao lado da irmã Ariane Reis, da Doce Maison, elas dão as boas-vindas à segunda Páscoa da loja, acreditando no poder de uma receita curinga com incrementos. Depois de apostarem em uma trilogia de miniovos recheados com brigadeiros tipo belga de colher (R$ 55), este ano a marca investiu também no doce que há algum tempo seduziu os brasilienses. “Está uma febre: desde o meio do ano passado, o macaron está com uma saída muito boa”. A decisão, então, ficou gastronomicamente fácil. “Esse doce, por si só, combina com qualquer sabor”, cita a neutralidade da farinha de amêndoas, ingrediente básico da receita com textura de suspiro.
Na loja da 213 Sul, o ovo de macaron (R$ 29) pode vir tanto em linha de chocolate nacional quanto belga. Na segunda opção, a variedade cresce para chocolate ao leite, branco, meio amargo ou versão diet (R$ 68). O recheio fica por conta de seis dos doces franceses com formato de biscoito que, por encomenda, podem vir em qualquer um dos sabores feitos na casa, mas ganham destaque na versão de frutas vermelhas e trufa ao leite. Com expectativa do mesmo sucesso que o ano passado, as irmãs confeiteiras se respaldam em um fator que tem aquecido o comércio de produtos artesanais e exclusivos na cidade: “As pessoas estão optando por qualidade”, comenta Alessandra também sobre a Páscoa, com aval de Ariane.