..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Decoração | Modernismo »

Rústico e moderno

Concreto aparente, símbolo do modernismo e da arquitetura da capital, toma conta dos projetos de interiores dos brasilienses

Vanessa Aquino - Redação Publicação:08/05/2014 14:10Atualização:08/05/2014 15:08

O modernismo é a marca registrada do estilo arquitetônico de Brasília. Um de seus elementos de destaque é o concreto aparente – presente em alguns monumentos da capital federal –, que se transformou em tendência em projetos de design de interiores. O resultado é a mescla de aconchego, sofisticação e um belo contraste entre o rústico e o moderno, em composições mais econômicas, que priorizam o visual contemporâneo.

 

 (Haruo Mikami/Divulgação)

 

 

 

Sala de estar

A arquiteta Sara Volpato usou acabamento Tecnocimento com verniz, material indicado para revestimento com a vantagem de ser muito resistente à umidade. Ela também optou pelo material no piso e na caixa de escada, formando um bloco maciço. “Meu trabalho é bastante ligado ao modernismo. Fiz arquitetura na UnB, escola que prima por esse estilo. O concreto aparente é um exemplo da honestidade do estilo, que não esconde o material do qual o elemento foi produzido”, explica.

 

 

 (Clausem Bonifácio/Divulgação )

 

 

 

Escritório

 

Na parede atrás das poltronas deste escritório, o arquiteto Sérgio Borges revestiu o concreto bruto com uma moderna cortina metálica. A combinação desses dois materiais gerou um painel único, que foi valorizado ainda mais com a inserção de spots de iluminação, destacando a volumetria da parede. Em volta do pilar, um painel de vidro une a modernidade da transparência e reflexão do vidro com o peso do concreto.

 

 

 (Clausem Bonifácio/Divulgação)
Sala de jantar

A proposta deste projeto era trabalhar com o existente no apartamento, como o piso de granito cinza, que deixa os espaços sofisticados e descontraídos. Para isso, foram usados móveis de designers nacionais, como Jader Almeida, aliados a elementos modernistas, como paredes com acabamento de concreto aparente. Para completar a decoração, estabelecemos um equilíbrio de cores, com toques pontuais de vermelho.

 

 (Clausem Bonifácio/Divulgação)
 

Quarto

Os clientes desejavam para este quarto um ambiente muito aconchegante, porém com elementos bem contemporâneos e cores escuras. O uso do concreto aparente teve o intuito de unir texturas diferentes e proporcionar agradabilidade e aconchego. Para isso, o aspecto final do concreto foi refinado, acabamento mais adequado para quartos, segundo a arquiteta Marcela Passamani.

 

 (Clausem Bonifácio/Divulgação)
COPA

Nesta copa, o arquiteto Sérgio Borges usa uma textura na parede do fundo que imita o efeito do concreto. O tom acinzentado dá destaque a elementos de decoração e traz sofisticação ao ambiente. Por se tratar de espaço corporativo, é importante destacar a importância de soluções práticas, que sejam fáceis de limpar, pois o tráfego de usuários é bem alto. Desaconselhável por sua porosidade, o concreto não é um bom recurso para pisos, sendo na parede e no teto as suas melhores aplicações e efeitos estéticos.

 

 

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

EDIÇÃO 55 | Julho de 2017