Para fazer dinheiro
Quais são os erros e desafios mais comuns de desenvolvedores de startups na hora de monetizar os apps?
Apesar de existirem várias opções para monetização, os grandes desafios são vencer a grande concorrência para conseguir atenção na hora de captar novos usuários e depois a retenção desses usuários para continuar usando o app.
Que estratégias driblam a indisposição do brasileiro em abrir o bolso para o consumo digital?
A monetização por meio de anúncios pode ser uma alternativa viável, mas também vários serviços têm o app como mais um canal para acesso de informações com pagamento por meio de assinatura, como o Netflix. Outra opção é distribuir o app gratuitamente e monetizar com compras dentro do app, como uma nova fase de um game.
Como prever que um modelo de negócios para um aplicativo vai emplacar?
O grande segredo é testar várias hipóteses. Conhecer bem o perfil dos usuários, analisar dados e experimentar estratégias são o caminho mais seguro para chegar a um modelo de negócios viável. Diferente de negócios tradicionais, na área de tecnologia é possível experimentar várias estratégias para captar usuários, mantê-los ativos e, por consequência, monetizar.
O que o desenvolvedor deve fazer quando a “onda passar” e o app não for mais lucrativo? Desapegar?
Estima-se que o tempo de vida de um aplicativo gira em torno de um a dois anos, por isso é tão importante sempre se reinventar. Muitas vezes um app popular pode ser um trampolim para captar usuários para um novo negócio. Essa é uma boa estratégia para alavancar novas possibilidades.
A pergunta de um milhão de dólares: propaganda ou compra dentro do app?
Depende do tipo de negócio. Games funcionam bem com compras dentro do app, por outro lado, aplicativos com foco em conteúdo tendem a ter mais sucesso com propaganda. Temos visto vários negócios com foco em marketplaces, onde existe um anunciante (que paga a conta) e um consumidor, como também aplicativos em que a venda é feita de forma off-line, como apps para campanhas de marketing.