Para comer juntinhos
Junho traz duas ocasiões que se complementam: o início do inverno e o Dia dos Namorados. E uma das maneiras mais tradicionais de comemorar tanto um quanto o outro é com um belo jantar
Risotos e filés são as apostas dos restaurantes da cidade para a data especial e para o clima mais frio. Há uma grande saída desses pratos durante esse período, seja para degustar no restaurante, seja para replicar as receitas a dois no calor de casa.
O chef Rosenilson Favacho, do restaurante Oliver, indica o uso de frutas vermelhas nos pratos a serem servidos no mês dos namorados, devido a suas características afrodisíacas. Ele recomenda um filé ao molho dessas frutas também “por ser um prato sofisticado”. Para acompanhar, de acordo com o chef, nada melhor que um bom champanhe.
Já a chef Gisele Ribeiro, do Lake’s, sugere a receita de um risoto de camarão e zucchini. “É fácil de se fazer e tem muita saída. Além disso, camarão sempre impressiona num prato”, explica. Vinho branco harmoniza bem com a refeição, que pode ser finalizada com morangos e calda de chocolate como sobremesa.
No Your’s, o chef Rodrigo Almeida indica filé ao fondue de gruyère acompanhado de risoto negro com morangos. “Esse é um prato que sai muito bem nesta época em que o clima está mais friozinho, ideal para curtir bons programas a dois. E os morangos trazem certa sensualidade ao visual do prato, o que é muito indicado para data”, justifica.
Para o profissional, o prato é perfeito para a data por ser uma receita que inclui gengibre, termogênico natural ideal para o frio, além de ser afrodisíaco. Um cabernet sauvignon como acompanhamento dá um toque especial ao prato.
Morango também é a dica do chef Alexandro Panta, do Toro. “Essa é uma fruta que agrada não só por seu apelo visual, mas também por seu sabor”, explica. “É nutritiva e tem um apelo afrodisíaco enorme.” O chef indica um risoto com a fruta para a data e explica que o prato é uma boa pedida porque, além do toque agridoce, é leve, quente e combina bem com um espumante geladinho.