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Hatch crucial

A Nissan inaugurou fábrica no Rio de Janeiro com a produção do compacto New March, apostando no bom desempenho do segmento dos hatchbacks no país

Fábio Doyle - Publicação:26/06/2014 13:35Atualização:26/06/2014 14:05

O hatchback compacto New March da Nissan inaugurou a fábrica da empresa no Brasil: meta de ser a líder entre as japonesas no país (Divulgação)
O hatchback compacto New March da Nissan inaugurou a fábrica da empresa no Brasil: meta de ser a líder entre as japonesas no país
Para estar entre os primeiros do ranking dos que mais vendem automóveis no Brasil, é preciso investir no segmento dos compactos. É por ter tradição e produtos como o Uno e Palio nessa faixa de mercado que a Fiat é a atual líder em vendas. Foi graças ao Gol, o mais vendido, que a Volkswagen foi por muitos anos a primeira no ranking. E não é por outra razão que, para inaugurar seu novo e impressionante complexo industrial em Resende (RJ), com capacidade para 200 mil unidades por ano, que a japonesa Nissan inicia a linha de produção com o compacto hatch March.


 O próximo será o Versa, um sedã médio, que chega como produto nacional no segundo semestre deste ano. O plano da marca japonesa é atingir 5% de participação no mercado brasileiro em 2016 e ser a líder entre as marcas japonesas aqui, presentes com produção local, anunciou François Dossa, presidente da Nissan do Brasil.


Se antes, ao se falar de carros compactos, o que vinha à mente eram veículos pequenos, simples e baratos, hoje a oferta e procura por esse tipo de automóvel está mais complexa e atinge não apenas os consumidores que, com limitações orçamentárias, compram seu primeiro carro, mas também aqueles com maior poder aquisitivo, que buscam meios de locomoção ágeis, práticos para o dia a dia no trânsito urbano das grandes cidades, mas não abrem mão de sofisticações nos campos do conforto, da segurança e do design.


O Up! da Volkswagen, com motor de três cilindros e várias opções de conforto e segurança é uma amostra da evolução dos hatchbacks compactos (Divulgação)
O Up! da Volkswagen, com motor de três
cilindros e várias opções de conforto e
segurança é uma amostra da evolução
dos hatchbacks compactos
Ao apresentar a estratégia de marketing para o March fabricado no Rio de Janeiro, Tiago Castro, gerente de marketing e produto da Nissan do Brasil, lembrou que no país os hatches compactos representam 45% das vendas de automóveis. Nessa fatia da pizza, estão 25 modelos em busca de compradores e que podem ser subdivididos em três categorias.


A primeira é a de entrada, com os carros mais baratos e menos equipados, que tem como principal comprador os frotistas – locadoras e empresas que necessitam de carros pequenos para suas atividades  –, seguido pelos que compram seu primeiro automóvel. Segundo Castro, essa categoria representa 23% das vendas dos hatches pequenos. Dessa categoria, segundo análise da Nissan, fazem parte sete modelos: os Fiat Mille e Palio Fire, os Volkswagen up! e Gol G4, o Chevrolet Celta, o Ford Ka e o Renault Clio.


A segunda é a categoria que Castro chama de mainstream. Ela representa 70% das vendas do segmento dos hatches pequenos e é composta por 10 modelos, que são mais bem supridos em equipamentos, motorização e itens de conforto em relação aos de entrada. São eles os Fiat Novo Uno e Novo Palio, os Volkswagen Fox e New Gol, os Chevrolet Onix e Agile, o Fiesta Rocam, o Renault Sandero, o Toyota Etios e o Hyundai HB20, além do Nissan New March, que agora chega ao mercado como produto nacional.


No alto da pirâmide do segmento de compactos: o Fiat 500 comprova que há espaço para carros pequenos com estilo e sofisticação (Divulgação)
No alto da pirâmide do segmento de
compactos: o Fiat 500 comprova que há
espaço para carros pequenos com estilo
e sofisticação
Por último, com 7% de participação no segmento dos hatches compactos, estão os mais sofisticados da categoria, que Castro chama de “outros”. Dela fazem parte sete modelos: os Fiat Punto e Cinquecento (ou 500), o Volkswagen Polo, o Chevrolet Sonic, o Ford New Fiesta, o Citroën C3 e o Peugeot 208.


A importância do segmento de compacto no mercado automobilístico é indiscutível. Os dados de emplacamentos divulgados pela Fenabrave, a associação dos revendedores do setor, mostram, porém, que nos últimos 10 anos, enquanto o crescimento nas vendas de carros de passeios e comerciais leves foi de 171,54%, o de hatches compactos foi de 83,56%. Ou seja, o crescimento do mercado como um todo foi bem maior. Em 2003, a participação dos hatches compactos, com 12 modelos em oferta, representava 62% do mercado como um todo, enquanto em 2013, com 25 modelos, essa participação foi de 42,3%. Ou seja, segundo os números divulgados pela Fenabrave, a importância dos hatches compactos perdeu relevância nos últimos 10 anos. A conclusão é que apesar de os hatches compactos ainda comandarem a trajetória da indústria automobilística no Brasil, o amadurecimento do mercado e o aparente maior poder aquisitivo do consumidor brasileiro tendem a mudar essa prioridade.

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EDIÇÃO 58 | outubro de 2017