..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Decoração | Lustres »

Pendurados

Além de úteis, os pendentes dão um toque de requinte aos ambientes. Mas atenção: é preciso respeitar as proporções

Juliana Contaifer - Encontro Publicação:01/10/2014 09:00Atualização:01/10/2014 09:44

O lustre Dolce Luce, da Líder Interiores, é feito com cristal âmbar 
e tem 28 lâmpadas. Para combinar o ambiente com o lustre poderoso, 
a dica é escolher uma decoração mais simples, nos tons do pendente (Raimundo Sampaio/Encontro/DA Press)
O lustre Dolce Luce, da Líder Interiores, é feito com cristal âmbar e tem 28 lâmpadas. Para combinar o ambiente com o lustre poderoso, a dica é escolher uma decoração mais simples, nos tons do pendente
Antigamente, lugar de lustre era sempre na sala, acima de uma mesa de jantar. Um objeto enorme, difícil de limpar e de combinar. “Hoje, o lustre tornou-se uma peça fundamental na decoração. Está em alta porque agora sabemos como colocá-lo melhor, é visto como um toque de requinte”, conta a designer de interiores Bethânia Midian.


Por ser símbolo de elegância, os pendentes já não são exclusivos da sala. Invadiram os quartos, fazendo as vezes de luminária, e até os lavabos. “É uma peça de destaque usada para ressaltar um produto decorativo ou como substituta de uma luminária. No banheiro, para ajudar na iluminação do rosto, é um produto bem versátil”, explica a designer de interiores Kely Carvalho.


Para se encaixar em cada ambiente, eles agora têm vários formatos, dos clássicos aos minimalistas. Uma dica dos profissionais antes de escolher um lustre é observar as proporções do objeto, para que esteja em harmonia com o tamanho do mobiliário. Também é preciso prestar atenção na altura do pendente — a 70 cm da mesa de jantar, por exemplo. Ele deve ser útil como iluminação e, ao mesmo tempo, não atrapalhar a comunicação ou a circulação.

 

O lustre de cristal 
de rocha com cúpulas revestidas de folhas de ouro, da Sierra by Mainline, é combinado com madeira para não ficar muito extravagante (Raimundo Sampaio/Encontro/DA Press)
O lustre de cristal de rocha com cúpulas revestidas de folhas de ouro, da Sierra by Mainline, é combinado com madeira para não ficar muito extravagante

 

O lustre de madeira da Sierra by Mainline, com inspiração medieval, funciona bem em ambientes mais masculinos, com cores neutras (Raimundo Sampaio/Encontro/DA Press)
O lustre de madeira da Sierra by Mainline, com inspiração medieval, funciona bem em ambientes mais masculinos, com cores neutras

 

Os pendentes coloridos da Lumini são destaque em qualquer ambiente. A dica é optar por uma decoração neutra (Raimundo Sampaio/Encontro/DA Press)
Os pendentes coloridos da Lumini são destaque em qualquer ambiente. A dica é optar por uma decoração neutra

 

Por serem simples, os pendentes da Líder Interiores ficam perto da parede de madeira, como parte da decoração (Raimundo Sampaio/Encontro/DA Press)
Por serem simples, os pendentes da Líder Interiores ficam perto da parede de madeira, como parte da decoração

 

O lustre minimalista 
da Evviva Bertolini  
dá um foco de luz à mesa 
e deixa o  ambiente mais moderno (Raimundo Sampaio/Encontro/DA Press)
O lustre minimalista da Evviva Bertolini
dá um foco de luz à mesa e deixa o
ambiente mais moderno
O pendente de acrílico da Bontempo 
é a estrela do ambiente - a mesa fica 
sem enfeites para dar lugar a ele (Raimundo Sampaio/Encontro/DA Press)
O pendente de acrílico da Bontempo é a
estrela do ambiente - a mesa fica sem
enfeites para dar lugar a ele
 

 

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

BRASILIENSES DO ANO