Vida Digital | Fred Bottrel
futuro dos jogos digitais:
"Os alunos já vêm
uma grande oportunidade"
SIMULAÇÃO DE FUTURO
Nem só de diversão vive o programador de jogos. O universo dos games pedagógicos ajuda a expandir os limites profissionais do setor no Brasil. “É um mercado que ainda dá os primeiros passos. E os alunos vêm nisso uma grande oportunidade”, aposta o professor Fábio Silva Ramos, do curso de jogos digitais do Iesb. Junto aos aprendizes do curso técnico, desenvolveu um game baseado nos princípios da segurança do trabalho. A interface simula o ambiente de uma obra e permite a aprendizagem de conceitos, para treinamento de profissionais. Os elementos foram inspirados em trabalho transdisciplinar com os colegas do curso de segurança. Batizado de Safety first, deve ser lançado para plataforma web até o fim do ano. Tudo parece muito simples no game desenvolvido pelos futuros tecnólogos em jogos digitais, mas o setor promete: estudo da consultoria global Ambient Insight projeta, até 2017, crescimento de 23% no mercado internacional de games de simulação para treinamento. “Nosso foco agora passa a ser os jogos mobile, outra fronteira a ser explorada”, diz Ramos.
São sempre inspiradoras as ideias que colocam a tecnologia a favor de causas nobres. Merece destaque aquela que veio da escritora Adriana Ribeiro, que acaba de publicar o audiolivro Vitrais. A coletânea traz textos lidos por voluntários para difundir a leitura para deficientes visuais. Adriana convoca o voluntariado virtual, que participa via internet: é só gravar o seu áudio e enviar para o projeto. Os arquivos ficam disponíveis, na própria rede, para os deficientes visuais. É fácil ser voluntário. No site www.purpurinar.com.br você encontra todas as instruções para contribuir com o projeto. As dúvidas podem ser sanadas pelo e-mail projetopurpurinar@gmail.com.
O Android Wear mostra a que veio com o G Watch, versão do sistema da Google para os chamados gadgets vestíveis. É meio assustadora a tendência de sistemas operacionais espalhados por roupas e assessórios, mas o design agradável do aparelho torna a coisa mais simpática do que parece à primeira vista. O brinquedinho traz informações como rota do Google Maps para o pulso e se conecta a outros dispositivos por Bluetooth. Quando estiver no trânsito, o dono do relógio pode atender ligações por meio do aparelho e usar comando de voz para responder mensagens de texto. Promete resistir a mergulhos de até 1 m e também à poeira.
O BOM NEGÓCIO DO HUMOR
Veja alguns vídeos do Canal Só 1 Minuto, no Youtube: