..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Artigo | Márcio Cotrim »

Arquitetur, o ônibus-escola

Márcio Cotrim - Redação Publicação:23/10/2014 12:00Atualização:23/10/2014 13:22

'Brasília tem a transparência do cristal e a lógica de uma equação'. Oscar Niemeyer (Jailson)
"Brasília tem a transparência do cristal e a lógica de uma equação". Oscar Niemeyer
Depois do retumbante êxito dos projetos arquitetônicos realizados na Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, o já presidente Juscelino Kubitschek convidou o então jovem e promissor arquiteto Oscar Niemeyer para um desafio maior: edificar a nova capital do Brasil!


Toda uma geração de estudantes de arquitetura no país voltou as expectativas para as formas e as ideias que inspirariam Oscar, na convicção de que o resultado seria esplêndido.


Assim foi. Em pouquíssimo tempo brotaram da prancheta do arquiteto e na solidão do planalto os novos edifícios dos ministérios, palácios e um elenco de espetaculares monumentos.


Hoje, Brasília – Patrimônio Cultural da Humanidade, título concedido pela Unesco –, é considerada a mais extraordinária cidade do mundo, graças não apenas à determinação do presidente JK, mas também ao projeto urbanístico de Lucio Costa e à verdadeira aula de arquitetura ministrada pela genial criatividade de Oscar Niemeyer.


Por tudo isso, nada mais natural que promover roteiros de visita a levas de estudantes que se extasiarão com o que vão ter diante dos olhos, mas também descobrirão, ao vivo e em cores, formidável vocação turística para a capital do país.
Verdadeiro show de formas e traços, todos emoldurados por um céu azul descrito por Lucio Costa como o mar de Brasília, que, como muitos dizem, só existe aqui.
Aulas a céu aberto, contato direto com o objeto do estudo, num laboratório de gigantescas proporções para sentir, tocar e admirar.

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

BRASILIENSES DO ANO