..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Turismo | Gastrô »

Festival de cores e sabores

Conhecida mundialmente como o império da diversão, nesta época do ano, a Disney se transforma também no templo da gastronomia

Rônia Alves - redacao@encontrobrasilia.com.br Publicação:31/10/2014 13:33Atualização:31/10/2014 13:45

Epcot Internacional Food & Wine Festival: pratos da gastronomia global são levados ao evento, realizado no pavilhão dos países, na Disney (Chloe Rice / Divulgação)
Epcot Internacional Food & Wine Festival: pratos da gastronomia global são levados ao evento, realizado no pavilhão dos países, na Disney
Até 10 de novembro, quem estiver de viagem confirmada para a Disney vai poder curtir não só os famosos parques de diversão, mas também desfrutar os sabores da gastronomia global, na 19ª edição do Epcot Internacional Food & Wine Festival. A estrutura do evento é montada anualmente ao redor do World Showcase Lagoon, um grande lago artificial que tem em sua orla pequenas cidades cenográficas, que representam dez nações. O espaço é conhecido pelos turistas como pavilhão dos países.


Numa espécie de mercado gastronômico a céu aberto, 36 marketplaces foram construídos para servir receitas emblemáticas de 25 cozinhas internacionais, além de 12 outros estandes com variedades de cafés, cervejas, vinhos e sobremesas.


Na entrada do festival, os visitantes recebem um mapa com as localizações dos estandes de cada um dos países e um guia de bolso com os nomes dos pratos. As porções têm bom custo-benefício, com preços que não ultrapassam US$ 10.


A Patagônia estreia nesta edição apresentando três sabores do extremo sul da América do Sul: empanada de carne, espetinho de carne com chimichurri e purê de batata-doce e, ainda, salmão grelhado com salada de quinoa e chimichurri de rúcula.


Novos pratos são criados 
a cada festival: mistura 
de influências (Matt Stroshane / Divulgação)
Novos pratos são criados a cada festival:
mistura de influências
Num passeio sem pressa pelo pavilhão, é possível degustar almôndega de cordeiro com chutney de tomate picante no espaço da Nova Zelândia. Passos à frente, a delicada pavlova, clássica sobremesa australiana, feita com merengue e frutas vermelhas. No estande de Porto Rico, o destaque é a salada com moluscos caribenhos, tomate, cebola e coentro.


O Brasil é representado pela moqueca de tilápia ao molho de coco e limão com arroz cozido no vapor,  bem como pela barriga de porco crocante com feijão-preto e tomate. As atrações gustativas brasileiras se estendem ainda ao mineiro pão de queijo, à cocada e refrescantes taças de caipirinha frozen, cerveja Xingu e vinhos da vinícola Monte Pascoal.


Um dos países mais procurados pelos frequentadores é a França, que tem na gastronomia a mais importante representação de sua cultura. O menu para o festival dá um show de receitas clássicas e sofisticadas, como a torta de escargot com espinafre, bacon e parmesão, o gratinado de cogumelos e gruyère, o boeuf bourguignon e o crème brûlée de caramelo com flor de sal.


O Brasil bem representado: moqueca de tilápia ao molho de coco e limão com arroz cozido no vapor (Chloe Rice / Divulgação)
O Brasil bem representado: moqueca de
tilápia ao molho de coco e limão com arroz
cozido no vapor
O evento contempla a gastronomia em todas as suas nuances. Fora da orla do lago, um centro de convenções recebe os chefs dos restaurantes do complexo Disney e convidados em evidência no circuito gastronômico estadunidense, para aulas de culinária, mixologia e degustação guiada de vinhos e cervejas.
Neste ano, a novidade que promete agradar ao público boêmio é a festa de rua Late Nights LIVE!, às terças e quintas-feiras, das 21h45 até 1h da manhã, no Pavilhão do Reino Unido. O festim oferece aos participantes degustação de comidas e bebidas de seis países previamente selecionados e shows de música ao vivo.


Mas se sua praia são as compras, pequenas barracas exibem artigos exclusivos ligados ao mundo gastronômico, no padrão Disney. Toque blanc com bichinho de pelúcia do Remy (personagem do desenho Ratatouille) aventais bordados com Mickey e sua turma, utensílios de cozinha em formatos lúdicos e broches temáticos.


A sugestão para encerrar a maratona gastronômica é o Marketplace de champanhe e sobremesas. Por lá são servidas taças de Moët & Chandon e trio de pequenas sobremesas da confeitaria francesa.

 

Exemplar sul-africano: bobotie com cogumelos (Matt Stroshane / Divulgação)
Exemplar sul-africano: bobotie com cogumelos

 

Porco assado é o principal ingrediente do prato 
sul-coreano no evento (Matt Stroshane / Divulgação)
Porco assado é o principal ingrediente do prato sul-coreano no evento
 

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

BRASILIENSES DO ANO