Futebol é o tema
da Choperia
Maracanã: lugar preferido de várias torcidas, incluindo
a do Flamengo
Na esquina do bloco A da comercial da 207 Norte, futebol sempre foi tema. Impulsionada pela paixão de três sócios, a Choperia Maracanã nasceu da devoção ao tricolor carioca Fluminense. “Mas vimos que uma torcida só não sustentaria o bar”, reconhece, bem-humorado, Marcelo Santos, hoje único proprietário da casa. Com sete televisões, o bar transmite simultaneamente duas partidas, com previsão para em breve passar até três embates ao mesmo tempo. “Colocamos anunciando nas televisões os jogos que vão passar naquela TV”, diz Marcelo, detalhando a logística para as torcidas que enchem o local, especialmente às quartas e aos domingos, quando acontecem os principais jogos do campeonato. “O pessoal que vem sempre já sabe onde sentar”, conta, completando que nos fins de semana, o áudio das narrações futebolísticas cede lugar aos instrumentos da banda de samba ao vivo, que embalam a noite.
No Spicy Bar, as mesas vão ganhando cara
de arquibancada, garantem os sócios
Fernando Tenório e Leonardo Coelho
E, apesar de a casa ser declaradamente carioca – vide o nome – e dar destaque para as competições envolvendo os clubes do Rio de Janeiro, o dono da choperia afirma que todos os grandes jogos do esporte ganham espaço no estabelecimento. “Além do Campeonato Brasileiro, tem Copa do Brasil, Copa Sul-Americana, Champions League...”, cita. Segundo ele, o critério é passar os jogos que têm apelo.
Conhecido por suas coxinhas de frango acompanhadas de molho picante, o Spicy Bar, da 209 Norte, também tem vocação para receber diferentes torcidas. “Nós passamos os jogos todas as quartas, quintas e domingos”, explica Leonardo Coelho, sócio-proprietário do lugar. Sempre cheio nessas ocasiões, o bar funciona com esquema já organizado: as cervejas geladas vão saindo do balcão e as mesas vão ganhando cara de arquibancada. “A pedido dos clientes, nós temos três televisores”, conta Coelho. “Conforme a torcida vai chegando, vamos ligando na transmissão dos jogos.”
Os sócios Fabrício de Filippis e Júlio Soares
fizeram do Restaurante Embaixada
em um
reduto de santistas: sede da primeira em-
baixada do time fora de São Paulo
A soma de dois sócios santistas fanáticos e um empreendedor querendo montar um negócio não podia resultar em algo muito diferente de um restaurante que abre como bar em dias “especiais”, segundo Fabrício de Filippis. “O ponto tinha um movimento tão bom que nos dias de jogo do Santos passamos a abrir no horário dos jogos”, explica o responsável pela parte administradora do Restaurante Embaixada, da 712 Norte. Mas ele deixa claro: “Só do Santos”. A bandeira declarada na casa, que funciona oficialmente de segunda a sexta apenas para almoço à la carte, é tão forte que a primeira embaixada do time fora de São Paulo fica em um escritório na parte de cima do estabelecimento. “A final do Campeonato Paulista aqui deu mais de 500 pessoas”, destaca Filippis, sem esconder o entusiasmo.
Nos dias de partida do Peixe a estrutura do restaurante muda. O lugar abre cerca de meia hora antes da transmissão e o cardápio fica por conta de cervejas, bufê de caldos e salgados individuais. Nada, porém, que mude a animação em frente ao telão, instalado exclusivamente para as transmissões. Veja nas páginas 68 e 69 uma lista de outras casas que têm torcida definida.