Receitas infalíveis
Chefs ensinam a fazer e a servir de forma bonita um dos mais gostosos acompanhamentos de qualquer refeição: o salpicão. Dependendo da apresentação, pode virar protagonista da mesa
Mesmo que pareça difícil, o salpicão tem grande potencial para criatividade. Sem perder a vantagem de ser facilmente reconhecível à mesa, o prato permite variações na receita para agradar a gostos diversos. As possibilidades de apresentação parecem ser igualmente amplas.
Entre as opções para transformar o salpicão numa agradável surpresa está o uso da receita desconstruída, em que os ingredientes não ficam distribuídos de forma homogênea, destacando-se texturas e cores. Os recipientes são outra maneira de destacar o prato.
Taças individuais ou cestas comestíveis de queijo dão vida nova ao tradicional salpicão.
Para a chef Renata La Porta, do Renata La Porta bufê, o salpicão já é bonito em sua concepção tradicional, sempre que elaborado com produtos frescos e de qualidade.
Nesse caso, é importante evitar esmagar demais os ingredientes. “Além disso, usar peças bonitas para servi-lo, seguindo a linha de decoração dos anfitriões. Sugiro sempre ter em casa uma bela saladeira e colheres grandes e vistosas”, diz a chef.
A perda das características individuais de cada ingrediente é um dos aspectos que mais desfavorece a montagem do salpicão. A dica da chef Patrícia Leão, da Flor de Açafrão Banqueteria, é preparar uma cama de folhas, criando uma borda na travessa em que será servido. A finalização com tomates-cereja cortados em flor e folhas de manjericão dão toque final. “A simplicidade tem seu lugar e muitas vezes favorece a melhor percepção do prato. Enfeite demais pode deixar a mesa visualmente poluída”, aconselha.