Desafie-se!
Brasilienses criam aplicativo que incentiva o usuário a tentar algo novo por 30 dias. Para se dedicarem ao projeto, eles abandonaram seus empregos nas maiores empresas de tecnologia do mundo
Se malhar toda manhã já está difícil, imagine então decidir largar um emprego estável para abrir o próprio empreendimento? Foi esse o desafio dos brasilienses Thiago Versiani e Matheus Lustosa, que saíram de seus trabalhos na Microsoft e IBM e decidiram se dedicar ao que realmente sonhavam: ter um produto inteiramente deles no bolso do maior número possível de pessoas. “Temos um caderninho cheio de ideias para aplicativos e queríamos colocá-las em prática”, conta Thiago, que é engenheiro da computação. JCom Matheus, ele fundou a TwoMinds, empresa voltada para o desenvolvimento de aplicativos mobile. “Decidi trabalhar em algo que fizesse sentido para mim”, conta Matheus, que é graduado em ciência da computação.
O incentivo para a decisão veio da Microsoft. Em parceria com uma universidade da Finlândia, a empresa promove o AppCampus, um programa que ajuda pequenos grupos a desenvolver seus projetos. Funciona assim: a equipe envia todo o material do app para a Microsoft. A empresa analisa o projeto e, caso goste, oferece um incentivo de até 70 mil euros, com a condição de que o aplicativo seja exclusivo para Windows Phone durante três meses.
Na loja de apps do Windows Phone, o Thirty, que é gratuito, ganha quase cinco estrelas de avaliação – a nota máxima. Aproximadamente 15 mil pessoas já o baixaram e existem hoje cerca de 10 mil usuários ativos. A maior parte deles vive na Índia e no Brasil, onde a plataforma da Microsoft é mais popular. “A tendência é de que os preços de smartphones caiam e cada vez mais pessoas tenham acesso ao nosso produto”, diz Matheus.
A tradutora Karina Moraes interessou-se pela proposta do Thirty e decidiu baixá-lo. Criou o primeiro desafio: tirar uma fotografia do céu por dia. “Foi uma forma de praticar. Completei 100% do desafio e notei uma boa evolução da primeira para a última foto. As pessoas também elogiavam e incentivavam, e isso dá muita força para você continuar fazendo aquilo”, conta. Ela conseguiu criar o hábito de comer uma fruta por dia e diz que passou a ler mais com a ajuda do Thirty. “Acho que é uma ferramenta ótima para quem quer cumprir um objetivo. As pessoas se auxiliam, dedicam um tempo para te estimular. É diferente das outras redes sociais”, diz.
Com o fim do contrato de exclusividade com o Windows Phone, a dupla de desenvolvedores agora trabalha na versão do Thirty para iOS e Android. É nessas plataformas, dizem eles, que o aplicativo tem mais chances de se popularizar e gerar lucro para a empresa por meio de publicidade. Matheus garante, no entanto, que os anúncios serão discretos e não prejudicarão a experiência do usuário. Podem, inclusive, incentivar ainda mais a cumprir os desafios. “Se a pessoa se desafia a correr todos os dias no parque, por exemplo, pode aparecer uma sugestão de tênis esportivo para a atividade”, afirma Thiago. O importante, no fim das contas, é tirar os desejos da caixa do “qualquer dia eu faço” e colocá-los em prática. E aí, vai se desafiar?