..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Coluna »

Retratos da Cidade

Leilane Menezes - Colunista Publicação:26/02/2015 19:27Atualização:27/02/2015 10:51

 (Bruno Pimentel / Encontro / DA Press)

 

 (Raimundo Sampaio / Encontro / DA Press)
Museu Pioneiro

A praça dos Três Poderes abriga o primeiro museu de Brasília, inaugurado com a cidade, em 21 de abril de 1960, às 12h30, como relatam documentos. O grande bloco de concreto armado que se apoia fora do eixo sobre um cubo é adornado por escultura no formato da cabeça de JK.  O projeto é de Oscar Niemeyer e foi pensado para guardar documentos e outros itens sobre a construção de Brasília. No interior, há 16 textos gravados com informações sobre o processo de interiorização da capital, além de frases históricas proferidas pelo papa Pio XII, por Niemeyer e por Juscelino Kubitschek. As palavras estão transcritas também em braille. O museu faz parte do Conjunto Cultural Três Poderes e pode ser visitado de terça a domingo, das 9h às 18h.

 

 (Bruno Pimentel / Encontro / DA Press)
Polo diferente

Moradores da SQS 111 encontraram um novo uso para a quadra de esportes da vizinhança. Às segundas-feiras, a partir das 20h30, bicicletas tomam conta do espaço, inicialmente pensado para jogos como basquete e futebol. A nova modalidade é conhecida como bike polo. Em lugar de cavalos, como é tradicional nesse esporte, usa-se bicicletas. A grama é substituída pelo concreto. O objetivo é marcar gols, ao acertar a bola com o taco, como na versão original. A prática inusitada começou na Europa, mas já ganhou campeonato sul-americano, disputado no Chile em 2012.

 

 (Raimundo Sampaio / Encontro / DA Press)

 

Briga prolongada

A Casa d’Itália, única instituição cultural reconhecida pela embaixada italiana para a divulgação da língua e da cultura do país em Brasília, completará 27 anos cercada de incertezas. O governo local cedeu o terreno onde funciona o centro cultural em 1988. Desde 2012, após vencimento da concessão de uso desse espaço, corre processo na Justiça movido pela Terracap para vender o lote onde fica a entidade. A construção destaca-se na entrequadra 208/209 Sul. Além de abrigar o Teatro Goldoni, há seis salas de aula para ensino do idioma italiano, cantina, sala de vídeo e galerias.

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

BRASILIENSES DO ANO