Não há nada melhor para a imagem de um automóvel do que ser condecorado com estrelas do Euro NCAP, o instituto europeu independente (sem ligações com as montadoras) que avalia, com rigor e competência técnica, a segurança dos modelos vendidos no mercado europeu. Agora, há também o seu similar no Brasil, o Latin NCAP, voltado para os carros da América Latina.
O SUV XC90 da Volvo foi o mais bem avaliado entre todos que passaram pelo crivo do Euro NCAP
A cada início de ano, a indústria e o mercado esperam com ansiedade a lista dos carros Best in Class do EuroNCAP, que escolhe os melhores entre todos os veículos avaliados durante o ano. Em 2015, foram mais de 40. Entre os melhores, três são vendidos no Brasil e um deles passará, inclusive, a ser montado em território brasileiro, mais precisamente na fábrica da Jaguar Land Rover, no Rio de Janeiro.
O melhor entre os SUVs – utilitários esportivos – grandes e o que conseguiu o melhor desempenho entre todas as categorias avaliadas em 2015, pelo Euro NCAP, foi o Volvo XC90. A marca sueca conseguiu 97% de aprovação – cinco estrelas – em relação à segurança e proteção do passageiro adulto, e o total de 100% pelo conjunto de tecnologias de segurança assistida que equipa o modelo.
O Mercedes-Benz GLC está na lista de vencedores como o melhor SUV compacto de 2015.
O Mercedes-Benz GLC entrou na lista de 2015 como o melhor SUV compacto
Já na categoria de sedãs familiares grandes, houve empate de dois: o Jaguar XE – que é vendido no Brasil e deverá ser aqui montado – e o Toyota Avensis, que não é comercializado no País. Por oferecer todo o equipamento de segurança como itens de série, o Jaguar XE foi premiado com “honra” pelo instituto europeu.
O Jaguar XE recebeu boas notas e foi
premiado com honra pelo instituto
europeu de segurança
Entre os modelos acessíveis ao consumidor brasileiro, consta da lista de premiados pelo Euro NCAP o Suzuki Vitara, que terminou quase empatado com o Honda Jazz, este ainda desconhecido no Brasil. O representante da Honda ganha, no entanto, devido ao trabalho mais desenvolvido que executa na estratégia de sistema avançado de segurança.
Os carros de marcas alemãs, suecas, japonesas e britânicas dominam entre os melhores. Para 2016, haverá novos desafios. O Euro NCAP introduz avaliações voltadas para a segurança dos pedestres, o AEB Pedestrian systems. Alguns carros, principalmente os que estão nos segmentos Premium, já usam essa tecnologia e deverão ser bem pontuados.
(*) Os carros são avaliados nos mais diversos aspectos relativos à segurança. A nota máxima é representada por cinco estrelas, quando o carro atinge determinado percentual de acertos, que varia de acordo com o nível de evolução do sistema na indústria automotiva e a sua eficácia nos testes. No caso dos três modelos desta reportagem, todos receberam a avaliação máxima de cinco estrelas