..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

GASTRÔ | RECEITAS »

Doçura Secular

Algumas receitas com chocolate são saborosas, de fácil execução e seguramente podem fazer sucesso nos encontros de família

Sara Campos - Publicação:05/04/2016 14:09Atualização:08/04/2016 16:36
O surgimento do chocolate confunde-se com a história da colonização mexicana. Uma bebida amarga e picante era feita pelos astecas a partir da polpa do cacau: era preparada com chocolate, pimenta e especiarias e tinha função energética na cultura alimentar de um dos impérios mais antigos do mundo.

Em 1519, com a chegada dos europeus, a bebida expandiu horizontes. “Com a exploração do cacau pelos europeus, o fruto foi aperfeiçoado para as outras preparações. Ele deixou de ser um produto rústico para se transformar no principal ingrediente da confeitaria francesa”, ressalta Mariel Marti, professora de técnicas avançadas de panificação e confeitaria do Iesb.

Para reconhecer um bom chocolate, é preciso estar atento à formulação. O produto de qualidade reconhecida utiliza a manteiga de cacau como base. Os de qualidade duvidosa apresentam gordura hidrogenada na composição e demoram para derreter na boca. “A gordura hidrogenada não atinge a temperatura corporal. Isso faz com que resíduos do chocolate grudem no céu da boca”, explica a confeiteira.

Encontro Brasília selecionou quatro receitas que têm em comum o chocolate. Escolha um produto de qualidade e coloque a mão na massa.
 
 
 
 
COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

EDIÇÃO 55 | Julho de 2017