..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

ESPECIAL MAIO | Locações »

Para dizer sim

O local onde acontece a troca oficial de alianças - ou sua comemoração - é quesito importantíssimo na união de um casal. De restaurantes a chácaras, Brasília tem opções para diferentes perfis de casamentos. Conheça algumas delas

Jéssica Germano - Redação Publicação:24/05/2016 09:04Atualização:25/05/2016 12:14
Em tempos de praticidade e nada de excessos, escolher o local ideal, aliado ao melhor estilo para dizer o tão esperado sim, é um dos grandes diferenciais na hora de planejar o casamento. Da cerimônia mais intimista aos salões superdecorados, nada é errado se estiver de acordo com o gosto e a vontade dos noivos. Um simples bolo com champagne em um jardim lúdico pode ser suficiente para uns, enquanto amplo espaço e pista de dança agitada são requisitos básicos na recepção de outros.

Para ajudar a escolher o melhor ambiente para a união de laços, Encontro Brasília fez um roteiro de seis lugares na capital que mesclam diferentes propostas. São muitos motivos para dizer veementemente sim.
 
 
Área verde intimista
 
Chácara Recanto das Palmeiras
 
Propriedade familiar de 20 mil m2, o lugar combina área verde com piscina, churrasqueira, espaço para cerimônia sob árvores e mansão com 13 quartos, que pode servir também de ambientação. O aluguel do local funciona por dia de evento (2.500 reais) ou pelo fim de semana (4.200 reais), proposta muito comum nos Estados Unidos, quando as famílias se reúnem para celebrar em etapas o matrimônio. O formato aqui é reflexo da experiência da sócia-proprietária da chácara, Mariza Diniz, que por 16 anos morou e trabalhou com eventos de hotelaria no país norte-americano. "Para quem quer fazer um evento e não quer se preocupar em ter de hospedar as pessoas em casa, em buscar, levar, e quer fazer uma festa mais comprida, aqui é uma boa opção", sugere o estilo menos formal que oferecem e que já se realizou indo desde recepção em pé, apenas com mesa de doces e brinde, até lounges espalhados pelo terreno.
 
 (Rayan Augusto/Divulgação)
 
Contato: (61) 9585-7887
Ambientes: pelo menos 4
Capacidade: de 12 a 200 pessoas
Diferencial: possui opção de hospedagem de convidados
Observação: não tem salão externo coberto
Localização: Jardim Botânico
 
Salão maior
 
Unique Palace
 
No caminho para a Ponte JK, o salão com mais de 1.200 m2 é uma espécie de curinga para casamentos de grande porte. Com espaço amplo que pode ser dividido em até três ambientes, além da varanda no andar superior, o local permite que o evento seja montado de acordo com o desejado, além de estar localizado próximo às principais igrejas do Plano Piloto, como Dom Bosco e Catedral. A decoração neutra também viabiliza adequar a temática escolhida, seja ela rústica ou moderna. A estrutura de palco em moldes profissionais, com camarins climatizados, e o tratamento acústico dão ainda maior estrutura à casa de festas que tem aluguel da área principal a partir de 14.800 reais. "Tem fácil acesso e possui um ar-condicionado de um milhão de BTUs central, gelando o ambiente por inteiro", lista algumas das vantagens Caroline Borges, diretora de direcionamento do Unique.
 
 (Adriano Lopes/Divulgação)

Contato: orcamento@uniquepalace.com.br
Ambientes: 4
Capacidade: de 150 até 800 pessoas
Diferencial: possui estacionamento privativo para 300 carros e duas suítes para noiva
Observação: não abre opção para bufês de fora
Localização: Setor de Clubes Sul
 
Área verde grande
 
Recanto das Águas
 
Na área de 44 hectares situada no Setor de Mansões, acumula-se o know-how de 22 anos realizando comemorações. Com um amplo espaço verde que se compõe de riacho, cascata e espelho d’água com chafariz, é considerado um oásis em meio à cidade. Único espaço brasiliense a ter capela católica, o local abre apenas para uma comemoração por dia, o que dá aos noivos a flexibilidade de escolher o horário da cerimônia. Em meio à tendência por cerimônias e recepções ao ar livre e mais despojadas, o Recanto é muito usado no período seco do ano, decorado com velas, ombrelones e presença de músicos, segundo a decoradora e proprietária do lugar, Rejane do Valle. No pacote de aluguel, que inclui toda a propriedade, estão serviço de manobrista, segurança e brigadista, iluminação interna e do jardim, DJ, pista de dança, gerador e decoração. Além disso, a marca permite que futuros noivos visitem o espaço durante os preparativos de outra cerimônia, para que assim possam escolher melhor os detalhes do grande dia. "E casando-se do lado de fora, gasta-se muito pouco", diz Rejane.
 
 (Alexandre Araújo/Divulgação)
 
Contato: comercial@recantodasaguas.com.br
Ambientes: 5
Capacidade: de 80 a 1.200 pessoas
Diferencial: possui todo o serviço de decoração incluso
Observação: o serviço de bufê é terceirizado, sem indicações
Localização: Park Way
 
 
Restaurante aberto
 
Oliver/Cru - Balcão Criativo
 
O clima bucólico e rústico do Clube de Golfe, há mais de uma década, cedeu lugar ao Oliver. Há cerca de um ano e meio, o restaurante cercado pelo verde teve sua força somada à decoração sofisticada e romântica do Cru - Balcão Criativo, que funciona em espaço anexo e oferece cardápio diferenciado, baseado em cozinha de vanguarda. Com lustre imponente logo na chegada e cortinas brancas espalhadas por lounges, o segundo ambiente completou a proposta que realiza uniões principalmente aos domingos e segundas. "Desde que o miniwedding despontou, nós estamos sendo muito procurados", conta Carlos Azevedo, sócio-proprietário das marcas. São cinco áreas, entre bar-recepção, varanda e adega isolada. O aluguel do espaço é de 5 mil reais e acompanha o pacote de bufê que o cliente escolher, a partir de 250 reais por convidado. A esse valor, o standard inclui entrada, prato principal, sobremesa, gerador de energia e DJ. A proposta gastronômica é bastante maleável e pode ser montada de acordo com o paladar dos noivos, variando de receitas clássicas repaginadas a ceviches, tiraditos e bar de ostras.
 
 (Marcos Araújo/Divulgação )
 
Contato: evento@bomgastronomia.com.br
Ambientes: 5
Capacidade: de 60 a 300 pessoas
Diferencial: possui estacionamento próprio
Observação: o espaço aberto pode ser usado para fotos de prévia
Localização: Clube de Golfe de Brasília
 
 
Salão menor
 
Patú Anu
 
O espaço que nasceu como restaurante ainda hoje mantém o cuidado e a busca por excelência na gastronomia. Diferente do endereço do Park Way, a sede com vista para o lago Paranoá, no Setor de Mansões do Lago Norte, é um local intimista, que convida para cerimônias mais aconchegantes. Com duas opções de locação - o espaço gourmet, onde funcionou o antigo restô, e o salão principal, com altar de frente para o verde e para as águas - a grife oferece todos os serviços cerimoniais em sistema all inclusive: decoração, infraestrutura de manobrista e segurança, maître, garçons, iluminação, DJ, bolos, doces, bebidas e bufê. Deste último quesito estão encarregados três chefs, que após se especializarem fora do país, oferecem aos convidados um cardápio em formato de menu degustação com, no mínimo, quatro etapas. "Como o serviço é personalizado, o cliente tem diferentes opções de valores", pontua Ivana Gasparotto, sócia-proprietária e diretora gastronômica do Patú Anu. Na área externa, duas estruturas ainda permitem cerimônias ao ar livre, sendo uma delas um gazebo.
 
 (Plinio Ricardo/Divulgação)
 
Contato: (61) 3380-3239
Ambientes: 3
Capacidade: 55 pessoas no espaço gourmet e 120 no principal
Diferencial: mesmo tendo proposta intimista, o salão conta com estrutura para boate
Observação: não é possível contratar mesa de doces terceirizada
Localização: Setor de Mansões do Lago Norte
 
Restaurante fechado
 
Villa Tevere
 
 
Resultado da expertise dos donos, por mais de 20 anos à frente de uma empresa de bufê, aliado à ambientação arquitetônica inspirada na Itália, o restaurante é um dos que mais realiza cerimônias matrimoniais na cidade, inclusive com parte religiosa. "A proposta é romântica", conta Flávio Leste, chef e sócio-proprietário da casa que, desde o primeiro ano de funcionamento ,fecha contratos com casais de forma exclusivamente pessoal. Sem custo de aluguel, o local oferece opção de salão superior independente (capacidade para 68 pessoas) ou casa inteira (para 120, disponível apenas nas noites de domingo e, por vezes, às segundas), com serviço completo de menu à francesa. Coquetel volante, prato principal com cerca de cinco opções e sobremesa compõem a fórmula intimista que custa em torno de 200 reais por pessoa (sem bebida alcoólica), a depender do dia da semana escolhido. "Tem muita memória afetiva envolvida e eu tento trabalhar bem isso com quem vem casar aqui", diz o chef, que capricha tanto nos detalhes do evento quanto nas receitas criadas para cada ocasião.
 
 (Erica Bohmer/Divulgação)
 
Contato: eventos.villatevere@gmail.com
Ambientes: 4
Capacidade: 120 pessoas
Diferencial: não cobra aluguel
Observação: o cardápio servido é exclusivo da casa
Localização: Asa Sul
COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

BRASILIENSES DO ANO