..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

GASTRÔ | Receitas »

O ouro em pó da culinária

Além de dar um gostinho todo especial aos pratos, o açafrão traz inúmeros ganhos à saúde de quem o consome

Wal Sousa - Publicação:31/05/2016 08:59
Conhecido pelo alto poder medicinal e pelos benefícios que proporciona ao organismo, o pó de açafrão tem algumas denominações mundo afora, sendo mais conhecido no Brasil como açafrão-da-terra ou cúrcuma. A especiaria é de origem asiática e desperta atenção com sua cor amarela intensa, cheiro marcante e pela diversidade de aplicações na culinária e na produção de medicamentos.

De acordo com a farmacêutica Aiessa Balest, da Farmacotécnica Farmácia de Manipulação, o açafrão é considerado um excelente anti-inflamatório natural, contendo vários minerais e vitaminas, com destaque para o potássio, que ajuda a controlar a pressão arterial e prevenir derrames; a vitamina C, aliada da imunidade; e a B6, benéfica ao cérebro. "O açafrão vem sendo estudado desde o século XIX, por chineses e indianos, que relatam que os compostos extraídos da cúrcuma possuem também efeito antioxidante e protegem a mucosa do sistema gástrico. Quando o incorporamos à alimentação, os ganhos para a saúde são inúmeros", ensina Aiessa.

De aroma profundo e inconfundível, o açafrão pode ser acrescentado a preparos salgados ou doces. Para agregar mais sabor aos pratos, chefs de quatro restaurantes de Brasília nos brindam com suas apetitosas e inusitadas receitas. Tatiana Lisboa, consultora do Rio Bistrô e Lounge, conhecida por sua criatividade, surpreende no uso do condimento. "Resolvi testar uma receita doce com o açafrão, optei pelo petit gâteau, uma das sobremesas mais desejadas pelos clientes, na versão vegana de cenoura com chocolate, e o resultado ficou incrível", conta a chef.

Já Sandro Rodrigues, do restaurante Don Ruffoni, elaborou um filé de peixe grelhado com crosta de parmesão sobre pomodoro, purê de açafrão e arroz integral. "É um prato mais leve e saudável, para ser degustado no dia a dia, pois faz parte das opções do nosso almoço executivo, servido de segunda a sexta."

O Paul’s Restaurante leva o nome do chef e proprietário Paul Sepaniak e traz no cardápio uma viagem culinária. Inaugurado há seis meses em Águas Claras, traz pratos das mais diferentes culturas adaptados ao paladar brasileiro. "No frango ao curry, que representa a Índia, acrescentamos a cúrcuma, mais apreciada no Brasil. Tem uma mistura interessante de cor, qualidade e sabor", conta.

Outro amante do açafrão, o chef d’O Bistrô Escondido, Arthur Gulfi, formado em Turim, na Itália, onde esse tempero é muito usado, criou um risoto de açafrão servido com bife ancho ao molho de cerveja preta. "Gosto de sabores fortes, mas é preciso moderação nos preparos", ressalta.
 
 (Raimundo Sampaio/Encontro/DA Press)

 (Raimundo Sampaio/Encontro/DA Press)

 (Raimundo Sampaio/Encontro/DA Press)

 (Raimundo Sampaio/Encontro/DA Press)
 
 
COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

BRASILIENSES DO ANO