..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

PET | Festas »

Tudo para agradar aos "cãovidados"

Comemorar os aniversários dos bichinhos de estimação está tão em alta que empresas do ramo estão cada vez mais especializadas no negócio

Paloma Oliveto - Publicação:02/08/2016 13:18Atualização:02/08/2016 13:42
Eles já conquistaram, há muito, o posto de membro da família. Nada mais justo, portanto, que tenham direito a suas próprias festinhas de aniversário. Hoje, com a facilidade de encontrar petiscos feitos sob medida para os pets, muita gente celebra a data de nascimento dos peludos com bolos, brigadeiros, cupcakes. E, claro, decoração especial e muitos "cãovidados".

O casal de empresários Fabiana Lima e Marcos Marinho, proprietários da creche canina Pet Sudoeste, já organizou eventos com tema de Moranguinho, Homem Aranha, Galinha Pintadinha, Minions. "Não tem diferença, é igual festa de criança", conta Fabiana. A cachorrada, claro, nem repara nesses detalhes, pensados mais para render boas fotos de recordação. Contudo, as guloseimas e as brincadeiras, essas, sim, fazem a festa do aniversariante.
Fabiana Lima e Marcos Marinho, proprietários da creche Pet Sudoeste, criaram uma receita de bolo à base de carne e cenoura: sucesso entre os 'auniversariantes' (Ricardo Rodrigues/Divulgação)
Fabiana Lima e Marcos Marinho, proprietários da creche Pet Sudoeste, criaram uma receita de bolo à base de carne e cenoura: sucesso entre os "auniversariantes"

Marcos, estudante de veterinária com interesse especial por nutrição, diz que os fornecedores preparam kits com guloseimas como coxinha, sushi, torta de fruta, churros e brigadeiro, tudo feito apenas com ingredientes próprios para animais. A forma do preparo também é rigorosa: nada de frituras para os peludos. "Só usamos os petiscos de melhor qualidade", garante.

Pesquisando, ele chegou a uma receita de bolo, à base de carne e cenoura, que faz muito sucesso entre os "auniversariantes". A especialidade da casa, que segue o princípio da alimentação natural, costuma ser devorada mesmo pelos cachorros que não são tão fãs de comida. A responsável pelo preparo é Fabiana, que faz os bolos tanto para os aniversários comemorados no espaço da creche quanto para eventos celebrados em salões de festa ou na casa do cliente. Neste ano, a Pet Sudoeste inovou e fez o primeiro arraial canino do day care. Os cachorros, vestidos de caipira, se esbaldaram na mesa de guloseimas.
Igual festa de criança: empresas preparam kits com coxinha sushi, torta de fruta, churros e brigadeiro feitos com ingredientes próprios para animais (Ricardo Rodrigues/Divulgação)
Igual festa de criança: empresas preparam kits com coxinha sushi, torta de fruta, churros e brigadeiro feitos com ingredientes próprios para animais

Tem gente que não se contenta em celebrar o aniversário do cãozinho ano a ano. É o caso de Marina de Oliveira da Rocha, que faz questão de comemorar o "mêsversário" de Paco, de 12 anos, Bart, 1, e Meg, que tem apenas 5 meses. "Todo mês eu faço um bolinho. Nos aniversários do ano, fazemos festa com os amiguinhos", conta. No começo, as comemorações eram em casa. Mas, com Paco e Bart frequentando a creche (Meg ainda é muito novinha), ela teve a ideia de investir em festinhas mais elaboradas. Marina conta que alguns amigos estranham esse hábito. "Mas eles são como filhos, não podemos deixar passar em branco", observa.

A jornalista Adriana Fortes não se preocupa nem um pouco com as críticas que recebeu pela festa de 1 ano de seu cachorrinho, Luke Skywalker, comemorada em 2015. "As pessoas não precisam amá-lo. Mas têm de aceitar e respeitar meu amor por ele. Tem pessoas que amam cigarro, que amam bebida, que amam viajar. Eu não estou fazendo mal a ninguém. Estou me dedicando a uma 'pessoa' que gosto, e essa 'pessoa' é meu cachorro", diz.

O simpático maltês ganhou um festão de fazer inveja aos fãs de Star Wars. "Ele é meu filho, ele estava fazendo 1 ano e eu queria fazer o máximo que pudesse, queria curtir mesmo. Por causa do nome dele, queria fazer uma festa de Star Wars, mas não tinha nada desse tema no Brasil. Era impossível achar qualquer coisa", diz. Adriana não se deu por vencida. Mandou fazer tudo artesanalmente. Ela começou a procurar as lembrancinhas e a decoração com dois meses de antecedência para que, em 31 de agosto, aniversário de Luke, tudo estivesse pronto.
Adriana Fortes comemorou o primeiro aniversário do seu maltês, Luke Skywalker, com o tema Star Wars: festa de arromba (Gilberto Soares/Divulgação)
Adriana Fortes comemorou o primeiro aniversário do seu maltês, Luke Skywalker, com o tema Star Wars: festa de arromba

O resultado foi uma festa de arromba. Cercado pelos amiguinhos da creche que frequentava na época, o maltês comemorou o aniversário com petiscos com a marca de Star Wars (Adriana encomendou o cortador de biscoito no exterior), placa do filme e, claro, vestido a caráter. As lembrancinhas dos cachorros também eram do tema. O namorado de Adriana é publicitário e recriou o cartaz do filme, incluindo Luke na foto, e mandou imprimir bloquinhos de anotação para dar de presente aos tutores dos peludos. Cercado de atenção e mimos, o maltês adorou a festinha, conta Adriana. "Ele sabia que era para ele", diz. Em breve, Luke vai comemorar seu segundo aniversário, também com o tema de Star Wars.

Na Pookie Pet, pet shop e creche canina, as mesas decoradas são um dos maiores destaques das festinhas. "Temos com tema de balé, monstro e festa na floresta", enumera a empresária Paola Abarca Guimarães, sócia-proprietária da loja. As mesas são tão caprichadas que, recentemente, uma cliente alugou parte da decoração para o aniversário de uma criança.

Tutora de Chitara, de 9 anos, Paola comemora, desde a abertura da Pookie Pet, em 2013, o aniversário da cachorrinha na creche. Neste ano, o tema foi festa na floresta, com direito aos amiguinhos fantasiados de "feras" selvagens. "Eles brincam muito, mas a parte que adoram mesmo é a da comida", diz.
Chitara tem 9 anos e sempre ganha festa temática de aniversário: 'Eles brincam muito, mas a parte que adoram mesmo é a da comida', conta a dona, Paola Abarca (Pookie Pet/Divulgação)
Chitara tem 9 anos e sempre ganha festa temática de aniversário: "Eles brincam muito, mas a parte que adoram mesmo é a da comida", conta a dona, Paola Abarca

Na loja, ela tem um espaço gourmet onde comercializa guloseimas especiais para pets, como brownie, cupcake e bolo. A maioria dos clientes prefere comprar os kits e fazer as festas em casa, mas também é possível alugar o espaço da creche para a celebração. Com direito a garçom servindo os peludos. "Tem gente que passa na frente da loja e faz cara feia. Mas quem tem cachorro sabe que esse amor é intenso. Eles vivem muito pouco, vão embora muito rápido, temos de agradar a eles", decreta Paola.
A Pookie Pet tem um espaço gourmet, onde comercializa guloseimas especiais para aniversários de pets e oferece até garçom: tudo pelos peludos (Pookie Pet/Divulgação)
A Pookie Pet tem um espaço gourmet, onde comercializa guloseimas especiais para aniversários de pets e oferece até garçom: tudo pelos peludos
 
COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

EDIÇÃO 57 | Setembro de 2017