..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

COLUNA »

Papo de garagem

Fábio Doyle - Publicação:10/08/2016 09:13Atualização:10/08/2016 09:13
KICKS ON-LINE

O Kicks, novo crossover da Nissan, símbolo das Olímpiadas do Rio, será lançado na segunda quinzena de julho, mas já mostra dois resultados efetivos. A pré-venda da série especial Rio 2016 teve início em 17 de junho e, agora, a marca coloca à venda, com reserva on-line, a versão SL, com novas opções de cores. A data marcada para a chegada do modelo aos concessionários é 5 de agosto. Os interessados no Brasil poderão fazer a reserva do veículo somente por meio do site www.nissankicks.com.br. Após seu lançamento no mercado brasileiro, o primeiro a vender o modelo em todo o mundo, o novo crossover será comercializado, gradativamente, em diversos países da América Latina e, depois, em mais de 80 países. O Kicks é equipado com conjunto formado pelo motor 1.6 16V flexfuel de 114 cv de potência e a transmissão continuamente variável Xtronic CVT.
 (Divulgação)

C3 PURETCH


Quem não tiver motor três cilindros pode ver seus projetos de carros compactos morrerem na praia. Uma a uma, as montadoras mostram seus representantes nesse segmento de entrada, que promete fazer a diferença em vendas neste período de crise. Neste mês, a Citroën apresenta o seu compacto C3 com a nova motorização Puretech 1,2 l flex. O novo propulsor chega nas versões Origine, Attraction e Tendance, substituindo o motor 1.5 flex, com preço a partir de 46.490 reais.
 (Divulgação)

A FICHA CAIU


Alguns taxistas do Rio tomam uma decisão que deveria levar à reflexão e servir de exemplo a seus colegas de todo o país. Diante do cenário desfavorável, a categoria se sensibilizou e decidiu embarcar em um programa de qualificação profissional, visando melhorar a qualidade dos serviços que prestam. A empresa de consultoria idealizadora da proposta tomou a iniciativa após realizar pesquisa junto a taxistas do Rio, quando identificou as razões para a queda na reputação e no faturamento da categoria, entre elas, o engarrafamento (59%) e o aplicativo de carona Uber (10%). Mas as que mais chamaram a atenção foram a falta de qualificação e a má reputação (21%).

SEGURANÇA MÁXIMA


O novo Ford Fusion 2017, que começa a ser lançado em diversos mercados mundiais, recebeu a classificação máxima de segurança do Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), instituto que serve de referência para as companhias de seguros no mercado norte-americano, quanto ao nível de proteção oferecido pelos veículos. O modelo alcançou as notas mais altas nos cinco testes de impacto realizados, o que lhe garantiu o prêmio Top Safety Pick+. Seus novos recursos incluem sistema de detecção de pedestres e estacionamento automático em vagas paralelas e perpendiculares, ao lado de outros já existentes, como o sistema de manutenção na faixa e o alerta de pontos cegos e tráfego cruzado. A estrutura dianteira modificada e o novo sistema de frenagem ativa ajudaram o sedã de luxo da Ford a atingir a classificação máxima em impacto dianteiro.

COMPARTILHADOS GM

Os projetos de carros compartilhados, que já deixaram de ser novidade no hemisfério Norte, dão seus primeiros passos no Brasil. Acelerando na frente da concorrência, a General Motors lança o programa de compartilhamento de carros Maven para empregados da unidade de São Caetano do Sul (SP). Nessa primeira fase, a ação permitirá o deslocamento de ponto a ponto. A retirada e a entrega serão feitas dentro do complexo. O valor a ser pago é 35 reais por hora ou até 210 reais para uma reserva de 24 horas, já incluídos o combustível e o seguro do carro. O pagamento será debitado na folha de pagamento do empregado. Por enquanto, apenas o Chevrolet Cruze LTZ estará disponível no programa. Após a consolidação desse programa piloto, a GM tem intenção de ampliá-lo. O próximo passo, ainda em estudo, é levar o projeto a um condomínio residencial em São Paulo.
 (Divulgação)

CONSUMO COLABORATIVO

Na onda do compartilhamento e das novas e criativas soluções resultantes da crise econômica e da necessidade de cuidar melhor do meio ambiente, uma empresa paulista investe no que chama de consumo colaborativo. Ela disponibiliza veículos particulares de terceiros para locação por dia, semana ou mês. A empresa é responsável por realizar a transação entre o proprietário e o condutor e pela intermediação dos valores correspondentes à locação. A ideia é que uma pessoa que possui um carro, mas não o utiliza todos os dias, ou utiliza somente para ir e voltar do trabalho deixando-o parado durante todo o dia, disponibilize esse veículo para quem não o possui. Isso proporciona uma renda extra para o proprietário do veículo e, ao mesmo tempo, gera economia para o condutor, já que o preço cobrado pelo serviço é, em média, até 30% mais barato que alugar um automóvel em uma locadora convencional. Será que vai dar certo?

FIESTA ECOBOOST


A Ford é outra marca que entra na sintonia dos motores três cilindros. Lançou, no final de junho, a versão Ecoboost. O premiado motor 1.0 da Ford, produzido em Craiova, na Romênia, gera potência de 123 cv com gasolina, tem transmissão manual de cinco velocidades e traz tecnologia de injeção direta. Esses dados são do modelo produzido no México para o mercado dos Estados Unidos. Até o fechamento desta edição, a Ford Brasil não havia informado os detalhes técnicos do modelo para o mercado brasileiro.
 (Divulgação)

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

BRASILIENSES DO ANO