..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

ENCONTRO GASTRÔ »

Para iniciantes e entendedores

Dom Francisco é o vencedor na categoria Carta de Vinhos

Da redação - Redação Publicação:13/10/2016 08:56
A primeira memória do vinho de Francisco Ansiliero, do Dom Francisco, confunde-se com a recordação das refeições em família. Quando ele tinha cerca de 3 anos e morava em Santa Catarina, seu pai costumava servir pequenas taças da bebida de Baco a todos os presentes, inclusive as crianças. "Ele fazia seu vinho colonial e, quando havia uma ocasião especial, também comprava um bom rótulo", conta.
Francisco Ansiliero em uma de suas adegas bem organizadas e climatizadas: paixão pelo vinho vem da infância e o leva a estar sempre pesquisando sobre o tema (Bruno Pimentel/Esp. Encontro/DA Press)
Francisco Ansiliero em uma de suas adegas bem organizadas e climatizadas: paixão pelo vinho vem da infância e o leva a estar sempre pesquisando sobre o tema

A paixão pela bebida veio daí, aumentou com a idade e se consolidou quando Francisco decidiu abrir o estabelecimento, há quase 30 anos. Agora, o Dom Francisco conquista o título de Melhor Carta de Vinhos de Encontro Gastrô  - O Melhor de Brasília. Dependendo da unidade, há até 1.500 rótulos, divididos em 25 países, dos tradicionais produtores, como França e Portugal, chegando à ampla lista de opções brasileiras das mais diferentes regiões, como Serra Gaúcha (RS) e Vale do São Francisco (MG e BA). Isso sem falar nos rótulos australianos, norte-americanos e outros do Novo Mundo, para todos os bolsos (a garrafa mais cara sai a 15 mil reais).
 (Bruno Pimentel/Esp. Encontro/DA Press)

Em cada endereço do restaurante existe adega com temperatura controlada. Há, inclusive, espaço exclusivo para vinhos brancos, mantidos à temperatura de 5,5° C. Para acompanhar as taças, é possível experimentar um dos pratos já clássicos que também agradam ao júri desta publicação, a exemplo do tambaqui (foto) ou do bacalhau na brasa, ambos servidos com arroz de brócolis e farofa. 
 (Bruno Pimentel/Esp. Encontro/DA Press)
SCES, Trecho 2, Conjunto 31, Asbac, Asa Sul, (61) 3224-8429. Seg. a sáb.: 12h/0h; dom.: 12h/17h. Cartões: todos. Mais 3 endereços.  
COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

EDIÇÃO 57 | Setembro de 2017