..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

COLUNA »

Papo de garagem

Fábio Doyle - Publicação:27/10/2016 09:30
CARA ESPORTIVIDADE

O Jaguar F-TYPE SVR será o destaque da marca inglesa no Salão do Automóvel de São Paulo, que começa em 8 de novembro, desta vez no São Paulo Expo. Na ocasião terá início a pré-venda do modelo no mercado brasileiro. Com dois lugares, o esportivo atinge velocidade máxima de 321 km/h. O propulsor, que desenvolve potência de 575 cv, é um V8 5.0 Supercharged. A Jaguar Land Rover, até o fechamento desta edição, ainda não havia divulgado os preços do F-Type SVR no mercado brasileiro. Nos Estados Unidos, a cifra começa em 125.950 dólares (409 mil reais).
 (Divulgação)

CAMUFLAGEM INFANTIL

Os filhos dos projetistas e engenheiros da Land Rover desenharam uma camuflagem única para "esconder" os detalhes do novo Discovery, apresentado nos últimos dias de setembro durante o Salão do Automóvel de Paris. Mais do que a camuflagem, as crianças participaram de todas as etapas do processo de criação do SUV britânico. Assim, muitas soluções incorporadas ao modelo levam a assinatura das crianças, com idade entre 5 e 9 anos, que participaram do projeto. É por isso, entre outras soluções, que o Discovery passa a ter nove portas USB para carregar os mais diversos dispositivos eletrônicos e foram criados espaços para guardar quatro tablets.
 (Nick Dimbleby/Divulgação)

AUTOBEBEDOURO


Uma torneira com água potável no carro. É esse o resultado mais recente do programa da Ford que incentiva seus empregados a pensarem e sugerirem inovações. Essa ideia original foi apresentada pelos engenheiros Doug Martin e John Rollinger. Eles criaram um projeto experimental para aplicação futura de um sistema que gera água potável no interior do veículo aproveitando a condensação natural no sistema de ar-condicionado (veja o vídeo em www.youtube.com/watch?v=hlrxlQwMI4). Descobriram ainda que um carro pode produzir quase 2 litros de água por hora. Isso significa menos paradas na estrada e menos garrafas plásticas no lixo ou no meio ambiente. O projeto foi chamado pelos autores de On-The-Go H2O. Ele tem um dispositivo que capta, filtra e armazena a água no carro para uso em uma torneira no console.
 (Divulgação)

QUANDO ESTAR NA FRENTE NÃO É BOM

Não é segredo que comprar carro no Brasil não é barato. Não bastasse isso, bancar um seguro de carro dentro de nossas fronteiras também é mais caro do que em boa parte do mundo. Um levantamento da consultoria CarFinance247 publicado pela revista britânica Auto Express usou o Volkswagen Golf 1.4 para comparar os custos de manter um carro ao redor do mundo. O Brasil está perto do topo do ranking - e isso não é nada bom. Na conversão direta, o Golf vendido no Brasil é, disparado, o mais caro de todos: custa 95.670 reais quando seu preço na Austrália é equivalente a 64.070 reais e na África do Sul, 71.450 reais. Há disparidades na renda de cada país que a listagem tenta equilibrar mostrando o PIB (Produto Interno Bruto) per capita. Se no Brasil ele é de 50.340 reais, na África do Sul é de 43.160 reais e na Austrália chega a impressionantes 149.180 reais. Detalhes da pesquisa em www.autoexpress.co.uk.
 (Divulgação)

LEMBRA-SE DO FIAT SPIDER?


Ele está de volta e terá local de destaque no Salão do Automóvel de Paris deste ano. É a nova geração do 124 Spider, lançado há 50 anos. Será uma edição limitada. De visual nostálgico, do ponto de vista técnico ele traz a modernidade de uma transmissão sequencial automática de seis velocidades. O motor é um 1,4 litro turbo de quatro cilindros que desenvolve potência de 140 cv e atinge velocidade máxima de 215 km/h. A lista de pedidos, para o mercado europeu, já está aberta.
 (Divulgação)
 
COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

EDIÇÃO 59 | novembro de 2017