..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

ENCONTRO LUXO | VEÍCULOS »

Excelência em quatro rodas

Versão mais nova do Volvo XC90 tem ainda mais conforto, tecnologia e sofisticação

Fábio Doyle - Publicação:25/11/2016 09:45
É uma obra de arte. Estamos falando do interior da nova versão do Volvo XC90, o maior e mais sofisticado SUV que o fabricante sueco apresentou no Salão de Genebra (Suíça) deste ano, com o muito apropriado nome de Excellence, ou excelência. Trata-se do mais sofisticado e luxuoso carro dos 89 anos de história da Volvo. Para atingir o extremo do luxo e conforto, o amplo espaço interno, que na versão normal pode levar até sete ocupantes, recebe apenas três superconfortáveis poltronas.

A sofisticação inclui uma superfície totalmente revestida por couro natural e copos de cristal feitos à mão, da Orrefors, o famoso fabricante sueco de vidros. O conforto superior dos bancos traseiros individuais e ajustáveis, combinado com a função massagem e descanso para cabeça especialmente desenhados, é ainda maior com a presença de uma geladeira, duas mesas dobráveis e porta-copos com opções de aquecimento e refrigeração.
Novo SUV mantém a aparência conservadora, sem deixar de ser atual: ainda sem data de lançamento no Brasil  (Divulgação )
Novo SUV mantém a aparência conservadora, sem deixar de ser atual: ainda sem data de lançamento no Brasil

O XC90 utiliza a arquitetura escalável de produto (Scalable Product Architecture-SPA) e vem com o premiado motor T8 Twin híbrido de série, oferecendo três modos de direção distintos: Puro, Híbrido e Potência. Isso quer dizer que o XC90 Excellence pode gerar potência de 410 cv com impressionante baixo nível de emissão de gases poluentes, segundo o fabricante. As soluções de isolamento acústico foram aprimoradas para essa versão, o que faz sobressair o sistema de som Bowers & Wilkins com controles individuais nos bancos traseiros.

O XC 90, segundo informações da Volvo Suécia, está disponível para pedidos on-line em mercados selecionados. Essa forma de iniciar vendas segue os passos do XC90 First Edition, uma série especial e limitada de 1.927 carros individualmente numerados, vendidos apenas pelo site da Volvo. Todas as 1.927 unidades do modelo, celebrando o ano em que a marca foi fundada, foram vendidas em 48 horas. As vendas on-line do XC90 Excellence tiveram início em março na Suíça, França, Bélgica e Luxemburgo, enquanto na China, mercado que deve ser representativo nesse modelo, começaram em maio. Nos Estados Unidos e outros mercados, em agosto, pelo método tradicional.

Empolgada com as manifestações positivas em relação a essa versão superluxuosa do XC90, a Volvo decidiu estender a opção Excellence para o seu ainda recente sedã S90, revelado no Salão do Automóvel de Pequim, realizado em abril. Comum aos dois modelos, o time de design da Volvo criou assentos que oferecem o que há de melhor em conforto e conveniência, com um painel central que traz porta-copos que aquecem ou refrigeram a bebida, sistema de som, função massagem, bancos com aeração e uma grande tela multimídia. O descansa-braço traseiro embute uma geladeira. Um dos elementos-chave é a possibilidade de remover o banco frontal do passageiro. Sem ele, conseguimos uma visibilidade ilimitada e uma incomparável sensação de espaço e luz, ressalta Robin Page, da equipe de design da Volvo.
 (Divulgação)
O interior, que na versão normal pode levar até sete ocupantes, agora tem apenas quatro superconfortáveis poltronas, com a do passageiro dianteiro removível  (Divulgação)
O interior, que na versão normal pode levar até sete ocupantes, agora tem apenas quatro superconfortáveis poltronas, com a do passageiro dianteiro removível

O conceito do Lounge Console da versão Excellence oferece ainda três alternativas: o modo trabalho, com estação móvel que combina mesa retrátil e tela para navegar na internet; o modo entretenimento, que permite ao passageiro assistir a filmes, séries ou shows; e o modo relaxamento, com o qual é possível reclinar o assento e descansar os pés no apoio aquecido.

Na Suíça, o XC90 Excellence custa 134.500 francos suíços (427 mil reais) e nos Estados Unidos, 104.900 dólares (331 mil reais). Para o mercado local, a Volvo Cars do Brasil informou que tem planos de importar o carro mais sofisticado e caro de sua linha, mas ainda não há definição de data.
COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

EDIÇÃO 57 | Setembro de 2017