..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

ESPECIAL LUXO | Decoração »

Novidades nos banheiros

Mistura de texturas e tonalidades é tendência na paginação desses espaços. Confira cinco projetos desse segmento que são o maior luxo

Mariana Froes - Publicação:28/11/2016 13:23Atualização:28/11/2016 13:56
Os projetos de banheiros luxuosos fogem do lugar-comum e, mais do que nunca, transitam entre a ousadia e a sofisticação. Cinco diferentes ambientes desse segmento guardam entre si uma mistura de texturas e cores, sem deixar de lado a sensação de conforto, privacidade e leveza que esse tipo de espaço pede. Elementos modernos também chamam a atenção, como detalhes em cobre e uso de plantas na decoração.

Para a arquiteta Laura Oliveira, os contrastes, principalmente nas tonalidades, são tendência neste ano – algo bem visível no Luxo de Banho, ambiente montado por ela e pelos sócios Gustavo Assunção e Sérgio Peres, na mostra Casa Cor 2016. Além de requintado, o banheiro é bastante funcional, uma vez que remete o usuário a uma espécie de refúgio relaxante, com itens além dos convencionais.

A funcionalidade também norteia outros dois projetos: o da arquiteta Walléria Teixeira, que propõe uma integração entre banheiro e quarto, e o da dupla de arquitetos Eduardo Sainz e Lilian Glayna. Esse último aposta na junção dos espaços como uma galeria de arte. “Seguimos a linha do loft, com arquitetura industrial e linguagem brasileira. O uso da madeira reflete essa tendência”, explica Eduardo.
 
 (Edgard César | Foto em detalhe: Nicolau el-Moor/Divulgação)
Ambiente para a arte


O banheiro de aproximadamente 9 m2 foi criado pelos arquitetos Eduardo Sainz e Lilian Glayna em um espaço que representa um conceito de “morada”, inspirado no lar dos profissionais que o projetaram. Além disso, mistura tons de cimento com obras de arte, lembrando uma galeria com espaços integrados e abertos. Entre os materiais utilizados estão o concreto ripado, taco de madeira cumaru no piso e revestimento square, além de uma grande banheira, da Deca. Segundo Eduardo, a ideia, além de mostrar a arquitetura como tal, com colunas aparentes, é demonstrar que a arte é importante. “Temos duas mesas em azulejo e dois quadros também em azulejaria. Os croquis foram feitos por nós mesmos e impressos sobre o próprio azulejo”, detalha.

 (Edgard César | Foto em detalhe: Gabriel Lucas/Divulgação)
Amplitude e sofisticação


O requinte do banheiro assinado pelo escritório Alf Arquitetura, comandado pelo arquiteto André Alf, sobrepõe o limite de espaço. Aconchegante e repleto de escolhas luxuosas, ele usa do clássico recurso do espelho. Os elementos foram empregados até o teto do ambiente, em três paredes acima da bancada, nas portas dos armários que ficam abaixo delas e na porta da área de banho. A sensação é de continuidade, amplitude e profundidade neste cômodo que mede apenas 3,85 m2. Os acabamentos em metal também são recursos que ajudam a deixar o espaço maior e conferem sofisticação. Eles estão presentes nos porta-toalhas, puxadores e torneiras. O mármore carrara está no piso, na bancada e na cuba, que se completam. Nas paredes, as pedras pretas do revestimento dão personalidade ao projeto e a textura dá movimento e leveza.

 (Edgard César | Foto em detalhe: Haruo Mikami/Divulgação)
A leveza do branco


Em tons brancos, esse banheiro assinado por Renata Dutra traz texturas e pedras naturais compondo com a clássica madeira, escolha que confere sofisticação despretensiosa ao espaço. O mobiliário branco também é outro recurso que contribui para ampliar o ambiente e a sensação de leveza. O branco só é quebrado com o uso de piso em madeira, que delimita área do banho. A ideia é justamente definir os espaços que compõem o cômodo. Feito especialmente para três usuários, incluindo um bebê, o ambiente tem ainda uma parede verde. De acordo com Renata, a escolha se deu para “levar aconchego, cor e frescor”. Utilizar plantas nos projetos é um recurso moderno e em alta na decoração. O verde, além de alegrar o espaço, é um aliado para a renovação e circulação do ar.


 (William de Paula|  Foto em detalhe:Divulgação)
Praticidade e muito espaço

 
Neste projeto da arquiteta Walléria Teixeira, a sala de banho elegante é integrada ao quarto. Basicamente, o cômodo de 65 m2 está disposto em três ambientações, com maior privacidade para a área do sanitário. O estilo integrado é tendência em projetos nacionais e internacionais mais ousados. O espaço segue os mesmos padrões de cores e decorativos de toda a proposta, diferenciando-se apenas pelo piso, em madeira, que é o fator que delimita começo e fim. Um detalhe importante é a cortina Duette, da Artline, peça que se destaca por apresentar características de funcionalidade e beleza, pois o modelo é ideal para controle de luminosidade. O espaço tem estilo minimalista e conta ainda com iluminação cênica.

 (Jomar Bragança |  Foto em detalhe: Divulgação)
Conforto e requinte


Neste ambiente assinado por Laura Oliveira, Gustavo Assunção e Sérgio Peres (Simmetria Arquitetura), o espaço possui revestimentos em alto-relevo na cor azul e tons acobreados de metais. Ao todo, o banheiro tem aproximadamente 37 m2. A tonalidade amarela está presente em peças de mobiliário. Destaque para o pórtico, que nada mais é que um revestido em porcelanato amadeirado. Ele delimita o box da área de banho. Canos de cobre aparentes dão todo o charme, fazendo as vezes de porta-toalhas e trazendo um ar moderno para o ambiente. Na iluminação, o acobreado aparece mais uma vez, em uma estrutura tubular. “No nosso espaço, o foco é a cadeira Painho da Tidelli em cor amarelo vibrante, além de móvel horizontal customizado, todo em laca, no mesmo tom”, diz Laura.
COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

BRASILIENSES DO ANO