..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

ESPECIAL FIM DE ANO | Cidades »

Retratos do Natal

Brasília se enche de luzes e cores para celebrar as festas de fim de ano. Escolhemos cinco lugares que vale a pena visitar

Wal Sousa - Publicação:14/12/2016 10:08Atualização:14/12/2016 10:40
Com a proximidade das comemorações do Natal e do ano-novo, o espírito natalino tomou conta da cidade. Toda essa magia pode ser vista nos edifícios, ruas, casas e monumentos, que ganham luzes e enfeites de encher os olhos. “A decoração nos inspira, faz com que os sentimentos de união, amor e fraternidade fiquem mais aguçados”, afirma a arquiteta Walléria Teixeira. Segundo ela, as cores tradicionais dessa festividade “são o vermelho, verde e dourado, mas não existe regra, podendo ser toda colorida, dependendo do gosto de cada um. É possível fazer uma bela decoração sem gastar muito, com um arranjo de flores, velas, bolas de juta feitas artesanalmente, cordão com minilâmpadas e a tradicional árvore de Natal”, explica. Neste ano, as decorações de Natal e ano novo de Brasília têm como tema a Paz e a Prosperidade, nas quais predominam o branco e o dourado. A iluminação natalina vai contemplar a Torre de TV, a Esplanada dos Ministérios, o Congresso Nacional, Palácio do Buriti e todas as regiões administrativas. Nos ornamentos foram utilizados mangueiras, lâmpadas de LED e refletores. O valor do investimento na iluminação foi de 400 mil reais. A decoração ficará em exposição até 6 de janeiro de 2017. Neste passeio pela capital federal, um pouco dessa beleza nas ruas.
 
Pontão do Lago Sul
A decoração tem como tema o resgate do verdadeiro sentido da celebração, através das palavras amor, perdão, gratidão, união e esperança. Nas cores vermelho e dourado, os adornos ocupam toda a área do complexo. São 15 árvores de Natal, a maior com 15 m de altura, decorada com 12 anjos confeccionados em corda luminosa com lâmpadas de LED e outras duas de 5 m e 3 m, respectivamente. Essa última, ornando o tradicional presépio, composto por José, Maria, o menino Jesus, os três Reis Magos e o anjo Gabriel. Mais 12 árvores, com 1,80 m cada uma, estão posicionadas ao longo da orla, intercaladas com guirlandas. O projeto conta com mais de 20 mil lâmpadas de LED. O custo total foi de 500 mil reais.
 (Raimundo Sampaio/Esp. Encontro/DA Press)

Casa no Park Way
A montagem da Casa de Papai Noel é feita há 24 anos no imóvel de fim de semana da família de Elizabeth Cunha Sales. Os ornamentos usados são do acervo adquirido ao longo desses anos, sempre reaproveitando os materiais. Neste ano, a novidade é o trem com buzina, luzes decorativas, presépio no jardim e um castelinho na área externa, cuja decoração é feita pelos próprios visitantes. Uma máquina de neve profissional enaltece o clima do Natal. O encanto foi reforçado com a apresentação esporádica de profissionais de artes cênicas. As visitas são agendadas por e-mail: papainoelcasa@gmail.com. O funcionamento será até o dia 20 de dezembro.
 (Vinícius Santa Rosa/Esp. Encontro/DA Press)

Árvore do Conjunto Nacional
A fachada do Conjunto Nacional trouxe como tema “Traços de Luz”, que formam cortinas de LED Warm, integrando alta tecnologia ao design. A decoração interna apresenta a magia dos parques de diversão com o Parque Encantado do Noel. Na decoração externa, 710 mil pontos de LED, 600 m de mangueiras luminosas, cerca de 24 mil enfeites e 500 mil lâmpadas. Na Praça Central, o trono do Papai Noel é rodeado por um parque cenográfico, ornado e iluminado com bolas e pingentes, balões e uma árvore de 8 m. A decoração traz, ainda, roda-gigante, carrossel, montanha-russa, bolas gira-gira, ursinhos e totem de self, com um investimento de 2 milhões de reais, ao todo.
 (Raimundo Sampaio/Esp. Encontro/DA Press)

Praça da Quadra SQN 315
A praça central da 315 Norte é a quadra que vem imediatamente à mente dos moradores locais quando pensam em decoração de Natal, tendo sido premiada três vezes como a melhor da cidade. Este ano, visando a economia de recursos e a reciclagem de materiais, os enfeites foram reaproveitados de anos anteriores, como um arco de luzes e o trenó do Papai Noel, produzido em material metálico e material sustentável; e na criação das renas e dos anjos, feitos com fundos de garrafa PET. Assim, o único investimento foi no valor de 1 mil reais, na a compra de lâmpadas de LED para deixar a decoração mais bonita e economizar energia.
 (Raimundo Sampaio/Esp. Encontro/DA Press)

Iluminação do ParkShopping
A decoração do PKS foi inspirada no Natal de Nova York. Uma das principais atrações é a árvore interna na praça central, com 11 m de altura e aspecto nevado, decorada com mais de 1.300 enfeites, como bolas em vermelho e cobre, laços, pinhas e cristais de gelo. Os números impressionam: são 9 mil bolas, 7 mil enfeites diversos, 85 guirlandas, 500 festões, 2 mil laços, 130 mil lâmpadas de LED e 61 árvores e topiárias com até 3 m de altura. Tem ainda um gazebo ornamentado de 3,5 m, além de elementos natalinos nas áreas de circulação. Na parte externa do shopping, uma enorme árvore instalada no gramado, com 33 m de altura, representando um espetáculo de luz. A visitação vai até 2 de janeiro de 2017.
 (Cristiano Cesar/Fotoforum/Divulgação)

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

EDIÇÃO 57 | Setembro de 2017