..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

TURISMO | Feriados »

Para aproveitar em 2017

Ano terá mais feriados prolongados que os anteriores, datas ideais para quem gosta de planejar viagens ou passeios

Julyerme Darverson - Publicação:07/03/2017 09:38Atualização:08/03/2017 11:48
Os feriados devem injetar na economia brasileira em torno de 21 bilhões de reais em 2017, segundo projeção do Ministério do Turismo. O órgão estima que 10,5 milhões de viagens, no total, deverão ser realizadas nos dias de folga. Para a Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav), a demanda por viagens de lazer deverá crescer entre 8% e 14%. Um dos motivos que inflam esses números é que, em relação a 2016, neste ano haverá um número maior de feriados prolongados, graças às datas que caem na segunda, terça, quinta ou sexta-feira. 
 
Ao todo, serão 13 feriados nacionais e mais um distrital em Brasília, incluindo alguns pontos facultativos já definidos. A começar pelo carnaval, que praticamente abre o ano, de 25 a 28 de fevereiro, mas que para muita gente se transforma em uma folga de nove ou mais dias, dependendo das datas de ida e volta.  
Praia do Forte, na Bahia, um dos estados mais procurados pelos turistas: clima bom, belas praias e muitas atrações o ano inteiro (Tivoli Ecoresort/Divulgação)
Praia do Forte, na Bahia, um dos estados mais procurados pelos turistas: clima bom, belas praias e muitas atrações o ano inteiro
 
Segundo Jorge Jatobá, sócio-diretor da agência de turismo Pier Viagens, o aumento do número de feriados prolongados é motivo de otimismo: “O setor está mais aquecido em comparação ao ano passado. A nossa perspectiva é de que a partir deste mês de fevereiro as vendas aumentem”. Jatobá conta ainda que a demanda por pacotes para a Semana Santa, em abril, e Corpus Christi, em junho, as datas mais procuradas neste início de ano, já dão indícios positivos. “Os destinos mais requisitados ficam no Nordeste brasileiro, em especial na Bahia e em Alagoas. O Nordeste é tendência desde 2016 por causa do alto câmbio das moedas estrangeiras, o que dificulta a ida de brasileiros para o exterior”, destaca. 
 
Segundo a agência Teresa Perez Tours, a procura pelo Nordeste acontece porque a região oferece excelentes opções de hotéis e resorts. De acordo com a agência, outros destinos que proporcionam experiências únicas são Foz do Iguaçu, no Paraná, e Santa Catarina, muito procurados por casais em lua de mel e viagens românticas. 
 
FERIADOS NACIONAIS EM 2017
14 de abril (sexta): Paixão de Cristo 
21 de abril (sexta): Tiradentes (também aniversário de Brasília) 
1º de maio (segunda): Dia Mundial do Trabalho 
15 de junho (quinta): Corpus Christi (ponto facultativo)
7 de setembro (quinta): Independência do Brasil 
12 de outubro (quinta): Nossa Senhora Aparecida 
28 de outubro (sábado): Dia do Servidor Público (ponto facultativo)
2 de novembro (quinta): Finados 
15 de novembro (quarta): Proclamação da República 
25 de dezembro (segunda): Natal 

FERIADO APENAS NO DISTRITO FEDERAL:
30 de novembro (quinta): Dia do Evangélico 
COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

EDIÇÃO 57 | Setembro de 2017