..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

ESPECIAL ODONTO | Lentes »

Pode rir à vontade

Lentes de contato estão entre as alternativas mais procuradas atualmente para alinhar os dentes e deixá-los mais brancos e bonitos

Wal Sousa - Publicação:10/03/2017 12:20Atualização:16/03/2017 13:13
A tecnologia é uma forte aliada da beleza, fato que pode ser comprovado nos mais recentes tratamentos odontológicos, como a lente de contato dental. Um belo sorriso desperta a atenção, proporciona beleza, harmonia e transmite sensação de higiene e bem-estar. Segundo a Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, nos últimos 10 anos houve um crescimento aproximado de 300% na procura pelo tratamento. Os sorrisos superbrancos impressionam, mas é preciso estar atento para não ficar com aspecto artificial. “O sorriso é o nosso cartão de visita. Quando o modificamos, devolvemos autoestima ao paciente, proporcionando a ele novas perspectivas, tanto na vida profissional quanto pessoal”, diz Rita Trindade, especialista em prótese, implantodontia e mestre em dentística. 
A dentista Rita Trindade diz que a técnica permite modificar tamanho, forma, posição e cor de dentes: procura aumentou cerca de 50% entre 2014 e 2016  (Raimundo Sampaio/Esp. Encontro/DA Press)
A dentista Rita Trindade diz que a técnica permite modificar tamanho, forma, posição e cor de dentes: procura aumentou cerca de 50% entre 2014 e 2016

Para saber como ter um sorriso impecável, profissionais da área explicam como funciona esse processo. A aplicação da lente de contato dental requer habilidade técnica do dentista, que faz uma avaliação prévia das condições dentárias do paciente, tira fotografias, faz o molde da boca para elaboração do projeto e solicita ainda radiografias, para mostrar o que não pode ser visto em fotos. “O planejamento do novo sorriso é uma etapa importante, por isso realizamos uma análise facial e dental criteriosa, por meio da tecnologia do DSD (Digital Smile Design), que permite manipular virtualmente o sorriso. A partir desse planejamento é feito o enceramento dos dentes, para servir como referência na construção das lentes. Desse modo, podemos modificar tamanho, forma, posição e a cor dos dentes, levando em consideração os desejos do paciente”, explica Rita.

A especialista explica que as lentes de contato são lâminas de porcelana, com espessura de 0,2 milímetro, extremamente finas e frágeis. Seu conceito é relacionado à óptica de uma lente de contato ocular, que se torna virtualmente invisível quando colocada no olho. “Os mesmos princípios são inerentes à lente dental, a qual, após a cimentação sobre o dente, une-se mimeticamente a ele, sendo dificilmente notada. O resultado fica excelente”, diz. Por isso mesmo, segundo ela, entre 2014 e 2016 houve um aumento na procura de cerca de 50%. 

O procedimento é indicado para recobrir pequenas imperfeições, como dentes escuros, manchados, levemente desalinhados, para fechar espaços entre os dentes e corrigir pequenos desalinhamentos sem o recurso da ortodontia e reconstruir regiões de dentes fraturados, criando um sorriso mais bonito. Foi em busca de um desejo antigo que Luzete Aparecida Pacheco, de 53 anos, arquivista de áudio e vídeo, decidiu colocar as lentes nos dentes. “Há 30 anos, passei por um tratamento de um dente da frente que, ao longo do tempo, escureceu. Fiz clareamento, mas não mudou a cor. Então, fui buscar essa técnica para resolver meu problema. Meus dentes ficaram uniformes e lindos. Coloquei apenas nos dentes posteriores e agora me sinto até mais jovem”, diz. 
Luzete Pacheco tentou o clareamento, mas só resolveu seu problemas com as lentes de contato: 'Meus dentes ficaram uniformes e lindos e agora me sinto até mais jovem' (Raimundo Sampaio/Esp. Encontro/DA Press)
Luzete Pacheco tentou o clareamento, mas só resolveu seu problemas com as lentes de contato: "Meus dentes ficaram uniformes e lindos e agora me sinto até mais jovem"

Apesar das vantagens e da segurança do protocolo, o método é contraindicado para quem apresenta bruxismo extremo – hábito parafuncional que leva o paciente a ranger os dentes de forma rítmica durante o sono. Nesse caso, o comportamento da lente de contato fica comprometido, podendo ocorrer fraturas devido ao excesso de força nos movimentos de arrasto da arcada dentária. De acordo com Marcos Cunha, especialista em implantodontia do Smile Center, a manutenção das lentes é a mesma de qualquer procedimento odontológico: “A cada seis meses, é indicada a realização de uma consulta. Caso haja necessidade ou desejo de se alterar a cor dos dentes, o ideal é fazer um clareamento a laser antes da confecção das lentes. Para casos de grandes desalinhamentos dentários, oriento que seja feito, primeiramente, o tratamento ortodôntico corretivo”, diz. 

A empresária Édrey Mara Garcia, de 34 anos, passou pelo processo há seis meses e se considera muito satisfeita com o resultado. “Coloquei as lentes de contato por estética, apenas nos dentes da frente, pois são mais evidentes no sorriso. A aplicação é indolor e rápida. Não tenho restrição de alimentos. Posso tomar café que não ficarão manchados. Parece que estou sempre pronta e bonita; é como se eu estivesse com uma maquiagem permanente”, diz. 
A empresária Édrey Garcia diz que agora pode tomar café sem medo de manchar os dentes: 'Parece que estou sempre pronta e bonita'  (Raimundo Sampaio/Esp. Encontro/DA Press)
A empresária Édrey Garcia diz que agora pode tomar café sem medo de manchar os dentes: "Parece que estou sempre pronta e bonita"

Para Marcos Cunha, a execução do tratamento com profissionais capacitados e experientes é de suma importância. “Inúmeras pessoas escondem o sorriso e evitam o convívio social por se sentirem inseguras com o sorriso. O ajuste odontológico transforma a realidade delas, aumenta a autoestima e devolve a alegria de sorrir”, afirma.
Para o especialista em implantodontia Marcos Cunha, o ajuste dos dentes muda a vida da pessoa: 'Ele aumenta a autoestima e devolve a alegria de sorrir' (Raimundo Sampaio/Esp. Encontro/DA Press)
Para o especialista em implantodontia Marcos Cunha, o ajuste dos dentes muda a vida da pessoa: "Ele aumenta a autoestima e devolve a alegria de sorrir"
 
 
PARA SABER MAIS
Algumas vantagens do tratamento com as lentes de contatos dentais
 
Vantagens: 
> Dentes brancos e sorriso perfeito
> Longa durabilidade. Duram mais de 15 a 20 anos, se o paciente tiver boa higiene bucal 
 > Podem ser colocadas em todos os dentes, desde os anteriores até os molares
> Aplicação indolor

Desvantagens:
> Custo: cerca de R$ 2 mil cada dente. Os preços variam de acordo com o profissional 
> É preciso evitar alimentos duros, como rapadura, para não estragar a lente
> Pessoas muito jovens só devem realizar o procedimento com indicação do dentista
> Pacientes com bruxismo extremo podem trincar ou quebrar as lentes, devido à força aplicada nos dentes 
COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

BRASILIENSES DO ANO